ANÁLISE DOS FATORES CRÍTICOS DE GESTÃO DO SISTEMA UAB
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.126Palabras clave:
Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Fatores Críticos, Formação de Professores, Educação SuperiorResumen
Neste trabalho pretendeu-se identificar os fatores críticos que têm interferido na consecução das finalidades formativas e de aperfeiçoamento de pessoal, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância. A metodologia empregada foi a pesquisa descritiva de caráter qualitativo a partir da análise de relatórios pedagógicos coletados junto às coordenações de cursos ofertados no âmbito da UAB. Considerou-se, como critério para coleta e posterior identificação dos fatores críticos, os casos de formação em bacharelados, tecnólogos, licenciaturas e especializações com menos de 50% de aproveitamento dos alunos matriculados nas ofertas desses cursos que tiveram previsão de encerramento até 31/12/2014. Os resultados sintetizam as razões, no entender das coordenações de cursos, para o baixo número de alunos formados nos cursos abrangidos pelo sistema. Propõe-se ao final um sistema de monitoramento da eficiência do sistema.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório Educação para Todos no Brasil 2000-2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=15774-ept-relatorio-06062014&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico Censo da Educação Superior 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/ resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf>. Acesso em: 30 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. 2007. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2010.
BRASIL. UAB/CAPES. Sobre a UAB: O que é. Brasília: SEED/MEC, 2010. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2010.
CASTRO, J. M.; LADEIRA, E. S. Gestão e Planejamento de Cursos à Distância (EAD) no Brasil: um estudo de casos múltiplos em três instituições de ensino superior. Revista Gestão e Planejamento. Salvador, v. 10, n. 2, p. 229-247, jul./dez. 2009.
DUARTE, Z. M. C. Educação a distância (EaD): estudo dos Fatores Críticos de Sucesso na gestão de cursos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, FUMEC, Belo Horizonte, 2011.
LENZI, G. K. S. Diretrizes para a gestão de projetos de cursos de capacitação na modalidade de educação a distância. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), UFSC, Florianópolis, 2010.
MILL, D. et. al. Gestão da educação a distância (EaD): noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. Vertentes (UFSJ), v. 35, n. 1, p. 9-23, 2010.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Pioneira, 2007.
NOGUEIRA, R. J. C. C. Estratégias gerenciais e o fluxo de valor (manuscrito): estudo no sistema púbico de ensino à distância. Tese (Doutorado) – Belo Horizonte, FACE/UFMG, 2014.
PEDROSO, G. M. J. Fatores críticos de sucesso na implementação de programas de EAD via internet nas universidades comunitárias. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópoilis, 2006.
REEVES, T. C. A Model of the E ffective Dimensions of Interactive Learning on the World Wide Web. The University of Georgia, 1997. Disponível em: < http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download;jsessionid=3858E0E31D74459C4E22E78F81DD6F73?doi=10.1.1.136.5351&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 04 abr. 2016.
RETAMAL, D. R. C. A gestão em cursos de educação a distância via internet: uma visão a partir dos FCS. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
ROHDEN, H. Educação do homem integral. São Paulo: Martin Claret, 2007.
ROCKART, J. F. Chief executive define their own data needs. Harvard Business Review, p. 81-93, mar/abr. 1979.
RUMBLE, G. A gestão de sistemas de Ensino a Distância. Brasília: Universidade de Brasília, Unesco, 2003.
SEABRA, G. dos S. Método Rockart-Fuzzy de determinação e hierarquização dos fatores críticos de sucesso. Tese (Doutorado), UFRJ/COPPE, Rio de Janeiro, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).