APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: DA FORMAÇÃO AOS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.124Palabras clave:
Aprendizagem da Docência, Saberes da Docência Virtual, Formação para a Tutoria Virtual, Educação a Distância.Resumen
Este artigo teve como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem da docência pela formação e pelos saberes da tutoria virtual. A metodologia utilizada foi de natureza quali-quantitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a análise documental, questionário online, entrevistas semiestruturadas e visita técnica. A amostra utilizada na pesquisa corresponde a 461 tutores virtuais dos cursos de graduação de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como principais resultados, constatou-se que a aprendizagem da docência virtual possui particularidades, mas também similaridades em relação à formação e aos saberes docentes da educação presencial.
Descargas
Métricas
Citas
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Características da investigação qualitativa. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
FERENC, A. V. F.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores, docência universitária e o aprender a ensinar, VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. In: Anais do VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – 2005, UNESP – Pró-Reitoria de Graduação.
GARCIA, C. M. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, n. 30, p. 27-56, 2002.
KENSKI, V. M. Formação/ação de professores: A urgência de uma prática docente mediada. In: PIMENTA, S. G. e ALMEIRA, M. I. de (orgs.). Pedagogia universitária:
Caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária Ltda: São Paulo, 1986.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (orgs) Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. EdUFSCar: São Carlos, 2010.
MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
OLIVEIRA, M. R. G.; ARAÚJO, C. L. S.; MILL, D.; ABREU-E-LIMA, D. P. Proposta de formação continuada em EaD: uma experiência voltada para docentes da UFSCar. p. 2-13. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.
RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D. Ensino superior, tutoria online e profissão docente. Trabalho apresentado no X Congresso Estadual Paulista para a Formação de Educadores (X CEPFE) realizado em Lindóia, SP, em 30/08 a 02/09/2009, com apoio da UAB-FNDE-UFSCar, p.243-258, 2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).