FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR

Autores/as

  • Leandro Saggiomo da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
  • Elaine Pereira Correa Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
  • Luciana Martinez Duarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
  • Sicero Agostinho Miranda Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.122

Palabras clave:

Formação Continuada, Educação a Distância, Professor Tutor

Resumen

Com o propósito de qualificar o corpo docente que atua nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG, a Secretaria de Educação a Distância desenvolve práticas pedagógicas e administrativas a fim de organizar sua atuação. Os professores-tutores são responsáveis pelo desenvolvimento, pelo acompanhamento e pela avaliação dos estudantes. Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender as percepções dos professores-tutores sobre as competências necessárias para o desenvolvimento da atividade da Tutoria. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. A partir das análises, foi gerado o discurso coletivizado Ser Tutor, que embasou algumas reflexões, demonstrando a apropriação dos sujeitos quanto a atuação na EaD.


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Publicado

2017-01-26

Cómo citar

da Silva, L. S., Correa, E. P., Duarte, L. M., & Miranda, S. A. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(2), 252–265. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.122

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