AUTONOMIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HÁBITOS DE ESTUDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.121Palabras clave:
hábitos de estudo, educação superior, aprendizagem, autonomiaResumen
Este trabalho objetivou conhecer os hábitos de estudo dos alunos de uma universidade pública brasileira através da análise dos Fatores Planejamento de Estudo e Uso de Tecnologias do Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários, a partir das respostas dos alunos dos cursos de Licenciatura em Física nas modalidades presencial e a distância, visando uma comparação entre as modalidades. Identificamos que os alunos da modalidade a distância planejam mais seus estudos e usam mais as tecnologias do que os alunos da modalidade presencial. Os resultados indicam ainda a necessidade de se pensar em cursos que não só estimulem a autonomia do aluno, mas também se estruturem para que os alunos exercitem essa autonomia.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, O. C. S. Evasão em Cursos a Distância: Validação de instrumento, fatores Influenciadores e Cronologia da Desistência. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e Trabalho). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2007.
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (Org.). Estudante universitário: Características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. p. 15-40.
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FERRAZ, D. P. A.; REZENDE JUNIOR, M. F.; BARRETO, T. M. Planejamento de estudo na licenciatura em física: estudo comparativo entre alunos do curso presencial e a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 12, Salvador, 2015. Anais... Salvador, 2015. p. 1076-1088.
FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
LITTO, F. M. Aprendizagem a distância. São Paulo: imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
MARTINS, A. M.; ARROTEIA, J. C.; GONÇALVES, M. M. B. Práticas socioculturais e escolares dos estudantes universitários: Estudo de caso. Coleção Universidade Hoje, Série Contributos. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 1999.
MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais. Condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MONTEIRO, S.; VASCONCELOS, R. M.; ALMEIDA, L. S. Rendimento acadêmico: Influência dos métodos de estudos. In: ACTAS DO CONGRESSO GALAICO PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. v. 8, p. 14-16, Braga, Portugal, 2005.
NOGUEIRA, A. B. L. Criatividade e percepção em estudantes de Psicologia. Lorena, SP: Stiliano/Centro UNISA, 1998.
NOGUEIRA, A. B. L. Criatividade, autoestima e rendimento acadêmico: Um estudo com universitários de psicologia. Tese de doutorado não publicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
NOTARE, M. R.; BEHAR, P. A. A comunicação matemática online por meio do ROODA Exata. In: BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 182.
OLIVEIRA, K. L.; OLIVEIRA, R. A. M. Propriedades psicométricas de uma escala de condições de estudo para universitários. Avaliação Psicológica, v. 6, n. 2, p. 181-188, 2007.
POLYDORO, S. A. J.; PRIMI, R. Integração ao ensino superior: Explorando sua relação com características de personalidade e envolvimento acadêmico. In MERCURI, E. ; S. A. J. POLYDORO, S. A. J. (Org.). Estudante universitário: Características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. p. 41-66.
PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006.
PRETI, O. Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: significados e dimensões. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. 1. ed. Brasília: Plano, 2000.
RAMOS, A. L. M. et al. Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários: validação e precisão. Paidéia (Ribeirão Preto), 2011, v. 21, n. 50, p. 363-371. ISSN 0103-863X. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300009>. Acesso em: 01 jan. 2017.
ROGERS, C. Sobre o poder pessoal. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
SILVA, A.; SÁ, I. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1997.
VENDRAMINI, C. M. M. et al. Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica – EAVA. Estudos de Psicologia, v.9, n. 2, p. 259-268, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Revista EmRede y aprobarlo, los autores aceptan transferir, sin remuneración, los siguientes derechos a EmRede: los derechos de primera publicación y el permiso para que EmRede redistribuya este artículo y sus metadatos para indexar y hacer referencia a sus los editores consideren apropiado. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones que permiten la distribución, remezcla, adaptación y creación en base a su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando se dé el debido crédito a la creación originala la Revista EmRede.
Licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional (CC-BY).