A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Karina Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS
  • Júlia Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.110

Palabras clave:

docentes, novas tecnologias, licenciatura

Resumen

Neste artigo, procurou-se identificar se a resistência dos professores em realizar atividades a distância se dá pela falta de formação inicial para o uso de tecnologias digitais. Para isso, foi realizado o levantamento dos cursos de licenciaturas em instituições públicas e privadas no estado do Rio Grande do Sul via plataforma e-MEC. Em seguida, foram realizadas a análise documental de 155 matrizes curriculares dos cursos encontrados ativos na plataforma e-MEC, por um especialista da área educacional. Identificou-se que 68,6% das instituições não oferecem disciplinas obrigatórias, referente ao uso de novas tecnologias na educação. Como trabalhos futuros, pretende-se identificar percepção de professores e alunos referente as disciplinas ofertadas.

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Publicado

2017-01-26

Cómo citar

Pinto, K., & Silva, J. (2017). A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DO RIO GRANDE DO SUL. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(2), 227–236. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.110

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