PESQUISA E AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS

Autores/as

  • Elizabeth A.L.M. Martines Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Biologia
  • Fernanda B.A. Reis Universidade Federal de Rondônia / Mestrado de Psicologia
  • Maria Freire Costa Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.11

Palabras clave:

Narrativas. Autobiografia. Análise do discurso. Psicologia Cultural.

Resumen

Este trabalho apresenta o referencial teórico e metodológico utilizado em pesquisas com narrativas produzidas no Mestrado de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como possibilidade de avaliação de narrativas digitais, entre outras, considerando que este é um tema emergente na área educacional, especialmente na área de educação com uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Este referencial é a Psicologia Cultural que relaciona a cultura, o desenvolvimento do psiquismo e a (re)construção da identidade. O procedimento metodológico privilegiado por esta disciplina  tem se mostrado promissor como mecanismo de autoconhecimento para alunos, professores em formação inicial e continuada, bem como conhecimento dos alunos por parte dos professores, além de seu amplo uso em espaços terapêuticos. O texto autobiográfico também poderá se configurar como uma autoanálise, levando o autor-narrador a reorganizar emoções e imagens mentais pela ressignificação dos acontecimentos vividos. 

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Publicado

2014-07-27

Cómo citar

Martines, E. A., Reis, F. B., & Costa, M. F. (2014). PESQUISA E AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 1(1), 51–66. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.11