Archives

  • EmRede Journal
    Vol. 11 (2024)

  • O futuro da educação na transpandemia
    Vol. 10 (2023)

    The Covid-19 crisis had a significant impact on educational practices world-wide. Millions of face-to-face courses were transformed for delivery at a distance. For many educators, this represented emergency remote teaching, a short-term, temporary solution. While the pandemic is still ongoing, learners and teachers have returned to the physical classrooms. It is time to define the next steps. This special issue explores trends and proposals for the future of transpandemic education.

  • Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais para profissionais da educação na área pública
    Vol. 9 No. 2 (2022)

    Educational research in the present decade will seek to understand gaps and legacies after the pandemic period. As a result of the resilience of education professionals, the ability to work in a network is identified, articulating institutional efforts and personal initiatives, in the continued training of educators, to handle the digital skills necessary for Emergency Remote Teaching (ERE) during the coronavirus pandemic. COVID-19. This dossier presents institutional initiatives from different perspectives, such as the ProEDU Online Repository in its potentiality on digital curation actions during and after the ERE. Likewise, it presents studies on the digital skills of Brazilian educators and institutional initiatives such as PlaforEDU, a Digital Platform for continuing education for education professionals through Open and Massive Online Courses (MOOC).

    Guest organizers: Luis Otoni Meireles Ribeiro and Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho.

  • Práticas de Ciberdocência e atos de currículos emergentes : vivências de cocriação no contexto pandêmico da Covid 19
    Vol. 9 No. 1 (2022)

    Reconfigurar as práticas formativas incorporando as possibilidades hibridas na mediação pedagógica, tarefa emergencial para o campo educacional na contemporaneidade, foi especialmente intensificada com a covid-19 ao apartar-nos dos territórios físicos de nossas salas de aulas, desterritorializando inclusive as práticas já mediadas por tecnologias. Tivemos que praticar atos de currículos literalmente novos e emergentes. Foram muitas as práticas de ciberdocência vivenciadas e sistematizadas nos últimos dois anos. Este dossiê apresenta uma diversidade de atos de currículos praticados em diferentes modalidades e setores educacionais em todo o país.

    Editoras convidadas: Kathia Marise Sales e Edmea Santos

  • Capa da revista com o logotipo da EmRede no topo, seguida do título dessa edição: a educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia. Indicação do volume 8, número 2 de 2021.

    A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia
    Vol. 8 No. 2 (2021)

    With the pandemic and the consequent social isolation, with the uncertainties and challenges in public health and science at a global level, we live in a time of breaking paradigms in several fields of knowledge.

    In work and in education, the acceleration of innovation processes entails a massive impact of information and communication technologies and knowledge media and has brought instigation at various levels: from local to global; technological and methodological, epistemological and theoretical innovations.

    Thus, this dossier from EmRede magazine invites you to reflect on the role of "network education and responsible innovation in times of pandemic".

    Guest Editor: Prof. Dr. Márcio Vieira de Souza (Federal University of Santa Catarina).

  • Capa da revista com a imagem de vários alunos estudando com o uso de computadores e tablets

    Ensino remoto emergencial: o que aprendemos com a experiência?
    Vol. 8 No. 1 (2021)

    Esse número apresenta uma série de experiências e reflexões sobre a adoção do ensino remoto no período da pandemia, efetivado nas instituições brasileiras ao longo de 2020, reunidos na Seção Dossiê Ensino Remoto Emergencial. Além disso, inclui artigos mais gerais, acolhidos em submissão contínua.

  • Capa da Revista EmRede, com imagem integrando várias pessoas sob o título Extensão na EaD

    Extensão na Educação a Distância
    Vol. 7 No. 2 (2020)

    Esta edição incluí o Dossiê Extensão na Educação a Distância, organizado pela editora convidada Karina Marcon (UDESC)  e outros artigos que abordam as questões da EaD em diversos espaços e experiências.

     

  • Capa da Revista EmRede v. 7,  n. 1, 2020

    Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD
    Vol. 7 No. 1 (2020)

    Essa edição traz artigos sobre o tema “Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD” escolhido para XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), organizados em conjunto com a Universidade Federal do Piauí, e parceria com a Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí, Centro Universitário Uninovafapi, Governo do Estado do Piauí e Fadex, em novembro de 2019, em Teresina, Piauí. A abordagem temática tem como premissa básica discutir sobre as responsabilidades e os desafios da EaD no país, com vistas à sua consolidação e melhoria da qualidade do ensino, utilizando o diálogo com estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais, a partir de estudos e pesquisas, e vivência do processo de ensino-aprendizagem, numa proposta dos seguintes eixos de discussão: a) Políticas Públicas, Institucionalização, Gestão Administrativa e Financeira da EaD; b) Currículo e Formação docente; c) Práticas Educativas e Redes de Aprendizagem; d) Pesquisa e Extensão; e) Tecnologias: usos e apropriações.

  • Capa da Revista EmRede, v.6, n.2 2019 sobre Ensino Híbrido

    Ensino Híbrido ou Blended Learning
    Vol. 6 No. 2 (2019)

    A realidade cada vez mais comum na sociedade contemporânea, da convergência de ações em presencialidade física e ações com mediação tecnológica, impõe ao campo educacional a problematização teórica, a investigação dos artefatos computacionais e o desvendamento metodológico inerentes a essas práticas convergentes no campo formativo e da construção do conhecimento. Aliadas ao contexto de avanço tecnológico e incorporação da cultura da mediação à distância nas práticas sociais, as práticas híbridas no ensino estão na ordem do dia.
    Organizado pelos profs. Prof. Dr. Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Profa. Dra. Kathia Marise Borges Sales e Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aborda os seguintes temas:
    a) Marcos regulatórios da educação no Brasil: espaços e orientações para o ensino híbrido;
    b) Ensino híbrido – o que impacta na institucionalidade dos sistemas educacionais?
    c) Currículo e ensino híbrido – princípios epistemológicos e desenhos pedagógicos;
    d) Tecnologias digitais para o ensino Hibrido.

  • Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital
    Vol. 6 No. 1 (2019)

    Reune trabalhos que abordam o tema proposto para o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e realizados no período de 20 a 23 de novembro de 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.
  • Capa do número 3, volume 5 da Revista EmRede

    Educação a Distância em cenários em transição
    Vol. 5 No. 3 (2018)

    Temos aqui um interessante conjunto de textos sobre a Educação a Distância (EaD), selecionados entre as discussões e reflexões apresentadas na 4ª edição do CIET:EnPED:2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância) — um evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal de São Carlos, realizado entre os dias 26 de junho e 13 de julho de 2018.

  • Caminhos da autoria e criatividade na EaD
    Vol. 5 No. 1 (2018)

    Este foi o tema do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância  realizados na cidade do Rio Grande/RS, de 17 a 20 de outubro de 2017.
  • Capa do número 2 do volume 4 da Revista EmRede, apresentando o título da revista, abaixo um conjunto de prédios, unidos por linhas que os circundam.

    Polo de Apoio Presencial : que espaço é esse?
    Vol. 4 No. 2 (2017)

    O n.2 do v.4 da Revista de Educação a Distância EmRede: "Polo de apoio presencial: que espaço é esse?" tem como objetivo ampliar o debate acerca das práticas pedagógicas, políticas e institucionais dos polos de apoio presenciais cuja função tanto na legislação, como na estruturação das políticas educacionais para a EaD ocupa papel de destaque e se constitui num grande desafio.

    Essa edição especial aborda a percepção de diversos atores sobre um dos parceiros institucionais essenciais para a oferta de cursos a distância: os polos de apoio presencial cujos diferentes arranjos institucionais e pedagógicos revelam que o contexto da criação, implantação, implementação e desenvolvimento dos polos e do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias de comunicação e informação na educação a distância nesses espaços com participação das instituições formadoras merece e vem sendo observados por muitos pesquisadores.

  • A EaD e os processos de formação na área da saúde
    Vol. 4 No. 1 (2017)

    O tema central deste número da Revista – A EaD e os processos de formação na área da saúde - visa lançar luz ao debate sobre a importância de se planejar processos formativos com base nas necessidades de Saúde das pessoas e das populações, destacando a problematização do processo e da qualidade do trabalho em cada serviço de Saúde, a formação para a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e, ainda, a atualização técnico-científica como um dos aspectos da transformação das práticas e não como seu foco central.

    Este número foi organizado pelas editoras Ana Luisa Petersen Cogo e Christianne Farmer Rocha (UFRGS), Cecília Dias Flores (UFCSPA) e Henriette Santos e Lúcia Dupret (FIOCRUZ).

  • Imagem da capa da Revista EmRede v.3, n.2 com os temas do ESUD2016

    Humanismo, Tecnologias e Políticas em EaD
    Vol. 3 No. 2 (2016)

    Esse número trata dos temas que foram abordados no XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, realizados em setembro/2016 em São João del-Rei, Minas Gerais.

    Os trabalhos considerados como destaque e os palestrantes do evento foram convidados a submeter artigos bem com os pesquisadores da área de Educação a Distância.

  • Capa com o titulo Formação de professores: tecnologias e educação a distância

    Formação de Professores: tecnologias e educação a distância
    Vol. 3 No. 1 (2016)

    Esse número da Revista EmRede traz o dossiê Formação de Professores – tecnologias e educação a distância tendo em vista as políticas públicas para formação de professores e também os processos e especificidades desta formação. Esta temática faz-se necessária em tempos de cibercultura na qual a sociedade, marcada pelas tecnologias digitais, congrega uma série de profissionais que fazem educação a distância e devem estar preparados para empregar as mídias, tecnologias e demais especificidades desta modalidade para construção do conhecimento.
  • Capa do volume 2 número 2 da Revista de Educação a Distância - EmRede

    Cultura Digital e Inovação EmRede: produções do ESUD 2015
    Vol. 2 No. 2 (2015)

    Esta edição é composta por artigos elaborados pelos palestrantes convidados do ESUD 2015 e de um conjunto de artigos científicos, selecionados entre aqueles apresentados durante o congresso.
  • Capa do  número 1 do volume 2 da Revista EmRede, 2015.

    Sujeitos, políticas, tecnologias e processos EmRede: produções do ESUD 2014
    Vol. 2 No. 1 (2015)

    A revista reúne artigos científicos e relatos de experiência selecionados dentre os apresentados no ESUD 2014.
  • Capa edição v. 1, n. 1

    Reflexões sobre teoria e prática em EaD
    Vol. 1 No. 1 (2014)

    Dossiê organizado a partir dos textos dos palestrantes e coordenadores de Workshops do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) 2014,  realizado pela Associação Universidade em Rede (UNIREDE) e  organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)