DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • Raianny Lima Soares Universidade Federal do Ceará
  • Hemínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.91

Keywords:

Desenho didático. Mediação Pedagógica. Ambiente Virtual de Ensino (AVE). Educação a Distância (EaD).

Abstract

Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Viviane Silva de. A Sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino Telemeios na determinação da equação de uma reta. 2011. 186 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

ARAUJO, Maristela Midlej Silva de. O desenho didático interativo na educação online e a prática pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso. 2007. 167 f Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação.

BONILLA, Maria Helena Silveira. A presença da Cultura Digital no GT Educação e Comunicação da ANPED. In: Revista Teias v. 13 • n. 30, p. 71-93. set./dez. 2012. Disponível na internet por http em:<http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1361/974> Acesso em janeiro de 2015.

BORGES NETO, Hermínio e BORGES, Suzana Capelo. O que é inclusão digital?. Disponível na internet por http em: . Acesso em: setembro de 2015.

BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Disponível na internet por http em: < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Uma_classificacao.pdf>. Acesso em: setembro de 2015.

DUTRA, Marlene de Alencar. Mediação de autorias e avaliação solidária em comunidades virtuais de aprendizagem. 2006. 112 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade.

GOMEZ, Margarita Victoria. Concepções de rede. In: GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2013 (6.ed.).

LIMA, Tereza Cristina Batista de. Ação educativa e tecnologias digitais: análise sobre os saberes colaborativos. 2008. 224 f. Tese (doutorado). – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

LOPEZ, Silvana Aparecida Nieto; DAVID, Alessandra. A área de Tecnologia da Informação e Comunicação no curso de Pedagogia: o currículo moldando a prática de ensino. In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - UNICAMP - Campinas – 2012. Anais... Campinas: Junqueira&Marin editores, livro 03, 2012. P. 5842 – 5853.

MAURI, Teresa e ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competência. In: COOL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.

NOVA, Cristiane & ALVES, Lynn. Educação a distância: limites e possibilidades (01-23). In: NOVA, Cristiane & ALVES, Lynn (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.

PEREIRA, Viviane de Oliveira. Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas. 2004. 190 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online. In: Revista Diálogo Educ., Curitiba, v.13, n.38, p.139-159, jan/dez.2013.

SANTOS, Edméa Oliveira dos et. al. Mediação Docente Online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na Cibercultura. In: Revista Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n.2, p. 23-42, jan./abr., 2016.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. EDUCAÇÃO ONLINE: Cibercultura e Pesquisa-Formação na Prática Docente. 2005. 351 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; OKADA, Alexandra Lilavati Pereira. A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. Disponível na internet por http em: < http://people.kmi.open.ac.uk/ale/papers/a06anped2003.pdf> Acesso em: julho de 2014.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. In: Revista Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; WEBER, Aline. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. In: Revista Diálogo Educ.., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-303, jan./abr. 2013.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequência FEDATHI: apresentação e caracterização. In: BORGES NETO et al (org.). Sequência FEDATHI: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

YOUNG, Regina Santos. Inserção das Interfaces Digitais Interativas (IDI) no ensino presencial superior: práticas educativas e formação docente no curso de Pedagogia da UERN. 2014. 204 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

Published

2016-09-12

How to Cite

Soares, R. L., Borges Neto, H., & Torres, A. L. de M. M. (2016). DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EmRede - Distance Education Journal, 3(1), 97–108. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.91