DESENHO DIDÁTICO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.91Keywords:
Desenho didático. Mediação Pedagógica. Ambiente Virtual de Ensino (AVE). Educação a Distância (EaD).Abstract
Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.Downloads
Metrics
References
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Viviane Silva de. A Sequência Fedathi e o ambiente virtual de ensino Telemeios na determinação da equação de uma reta. 2011. 186 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.
ARAUJO, Maristela Midlej Silva de. O desenho didático interativo na educação online e a prática pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso. 2007. 167 f Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação.
BONILLA, Maria Helena Silveira. A presença da Cultura Digital no GT Educação e Comunicação da ANPED. In: Revista Teias v. 13 • n. 30, p. 71-93. set./dez. 2012. Disponível na internet por http em:<http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/1361/974> Acesso em janeiro de 2015.
BORGES NETO, Hermínio e BORGES, Suzana Capelo. O que é inclusão digital?. Disponível na internet por http em: . Acesso em: setembro de 2015.
BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Disponível na internet por http em: < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Uma_classificacao.pdf>. Acesso em: setembro de 2015.
DUTRA, Marlene de Alencar. Mediação de autorias e avaliação solidária em comunidades virtuais de aprendizagem. 2006. 112 f. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade.
GOMEZ, Margarita Victoria. Concepções de rede. In: GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2013 (6.ed.).
LIMA, Tereza Cristina Batista de. Ação educativa e tecnologias digitais: análise sobre os saberes colaborativos. 2008. 224 f. Tese (doutorado). – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.
LOPEZ, Silvana Aparecida Nieto; DAVID, Alessandra. A área de Tecnologia da Informação e Comunicação no curso de Pedagogia: o currículo moldando a prática de ensino. In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - UNICAMP - Campinas – 2012. Anais... Campinas: Junqueira&Marin editores, livro 03, 2012. P. 5842 – 5853.
MAURI, Teresa e ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competência. In: COOL, César; MONEREO, Carles (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
NOVA, Cristiane & ALVES, Lynn. Educação a distância: limites e possibilidades (01-23). In: NOVA, Cristiane & ALVES, Lynn (Org.). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
PEREIRA, Viviane de Oliveira. Bate-papo na internet: algumas perspectivas educativas. 2004. 190 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.
SÁ, Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online. In: Revista Diálogo Educ., Curitiba, v.13, n.38, p.139-159, jan/dez.2013.
SANTOS, Edméa Oliveira dos et. al. Mediação Docente Online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na Cibercultura. In: Revista Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n.2, p. 23-42, jan./abr., 2016.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. EDUCAÇÃO ONLINE: Cibercultura e Pesquisa-Formação na Prática Docente. 2005. 351 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Curso de Pós-Graduação em Educação.
SANTOS, Edméa Oliveira dos; OKADA, Alexandra Lilavati Pereira. A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. Disponível na internet por http em: < http://people.kmi.open.ac.uk/ale/papers/a06anped2003.pdf> Acesso em: julho de 2014.
SANTOS, Edméa Oliveira dos; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. In: Revista Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009.
SANTOS, Edméa Oliveira dos; WEBER, Aline. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. In: Revista Diálogo Educ.., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-303, jan./abr. 2013.
SOUZA, Maria José Araújo. Sequência FEDATHI: apresentação e caracterização. In: BORGES NETO et al (org.). Sequência FEDATHI: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
YOUNG, Regina Santos. Inserção das Interfaces Digitais Interativas (IDI) no ensino presencial superior: práticas educativas e formação docente no curso de Pedagogia da UERN. 2014. 204 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Ceará, Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).