ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Authors

  • João Tobias Lima Sales Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.88

Keywords:

Ensino. Idiomas. Distância. Oralidade. Desenvolvimento.

Abstract

Este estudo comparou a produção oral em inglês de alunos de dois cursos de Letras, um presencial e outro a distância. Os alunos realizaram tarefas orais por um período de quatro semestres. As produções foram analisadas de acordo com os parâmetros: fluência, acurácia e complexidade. Um modelo de ANOVA de medidas repetidas foi usado para analisar o resultado de cada parâmetro. Na interação das variáveis Grupo e Tempo, não houve diferença significativa no desenvolvimento oral dos grupos, em cada parâmetro pesquisado. Considerando Grupo e Tempo separadamente, não há diferença significativa entre os parâmetros lexicais de acurácia e complexidade. De uma maneira geral, a aprendizagem de língua estrangeira a distância pode demonstrar desenvolvimento oral equivalente à presencial.

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Author Biography

João Tobias Lima Sales, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Prof. Dr. Adjunto do Curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Ceará.

Coordenador de Tutoria do Curso de Letras/Inglês a distância da Universidade Federal do Ceará.

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Published

2016-09-12

How to Cite

Sales, J. T. L. (2016). ESTUDO COMPARATIVO DO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. EmRede - Distance Education Journal, 3(1), 119–134. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.88