A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.86Keywords:
Formação de professores. Ensino-aprendizagem em EaD. Desafios e possibilidades.Abstract
Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia, na Modalidade a Distância, em uma Universidade Pública Federal de Alagoas. Analisa os desafios enfrentados por professores e alunos no processo ensino-aprendizagem. A metodologia baseou-se na pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso. No desenvolvimento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do polo Maceió, buscando respostas ao processo de ensino-aprendizagem por meio da Educação a Distância. Sua relevância consiste em sensibilizar os sujeitos da referida instituição sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem, e a superação das dificuldades encontradas na EaD, visando melhorias nas práticas.Downloads
Metrics
References
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 18, 2007, Maceió. Anais... Maceió: EDUFAL, 2007.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 11 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
DOMINGO, Reinaldo Portal. Avaliação na educação a distância (EAD): o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). In: JUNIOR, João Batista Bottentuit; COUTINHO, Clara Pereira (Org.). Educação on-line: conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações. Curitiba: CRV, 2012. p. 139-146.
ESPÍNDOLA, Cristiane da Silva Oliveira; NASCIMENTO, Roseday Santos. O professor, a disciplina e os conteúdos na EaD. In: COELHO, Francisco José Figueiredo; Velloso, Andrea (Org.). Educação a distância: história, personagens e contextos. Curitiba: CRV, 2014. p. 51-57.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed., São Paulo: Atlas, 2010.
GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz; MATOS, Márcia Maria. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: um novo ritmo da informação. Campinas: editora Papirus. 2007.
______. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 59-68.
MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Ensino, aprendizagem e inovação em educação a distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 13-23.
MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In:
MILL, Daniel Ribeiro Silva;PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 43-57.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PRETI, Oreste. Material didático impresso na educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria(Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 164-183.
SILVA, R.S. da. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec editora, 2010.
VALENTE, José Armando. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 25-41.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).