APRENDENDO COM E NA SALA DE AULA ADITREVNI
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.79Keywords:
Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas, Pesquisa InterdisciplinarAbstract
O presente estudo é uma das partes de um projeto de pesquisa maior, relativo aos conhecimentos necessários ao professor que trabalha em cursos semipresenciais usando a lógica da sala de aula invertida. A metodologia utilizada é a da pesquisa-ação. A Instituição de Ensino Superior pesquisada sugere para o trabalho docente em cursos semipresenciais, a adoção do método de sala de aula invertida, ficando a transmissão de conceitos a cargo da mediação tecnológica (Ambiente Virtual de Aprendizagem), posicionando o estudante no centro do processo e o professor na mediação do conhecimento. Nesta fase inicial destacamos como desafios e avanços postos ao professor: a) de inverter lógicas, espaços geográficos e humanos na busca de uma educação mais autônoma, subjetiva e humanizada; b) a busca para instituir um diálogo problematizador; c) o encaminhamento de ações interdisciplinares.
Palavras-chave: sala de aula invertida; educação semipresencial; metodologias ativas.
Downloads
Metrics
References
REFERÊNCIAS
BORGES; T. S.; ALENCAR G. Metodologias Ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 119-143 , ISSN 22377719.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FAZENDA, I. (Org.). Dicionário em Construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
FERNANDEZ; A. A inteligência Aprisionada. Trad. Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005.
PETIT, M. A arte de ler – ou como resistir a diversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.
SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens –Vol.II. Ponta Grossa. UEPG-PROEX, 2015.
Internet
CASALI, A. Os Gêneros de Texto na obra de Paulo Freire: um legado pedagógico e literário. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.10 n.03 dez.2012, ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
LACORTE, R. F. Sala de aula invertida para uma aprendizagem invertida. Aprendizagem Aberta e Invertida:6º.Simpósio Hipertexto e tecnologias na educação. 2º.Colóquio Internacional de Educação com tecnologias. UFPE – Recife 07 e 08 de dezembro, 2015. Diponível: http://www.simposiohipertexto.com.br/2015/04/19/sala-de-aula-invertida-para-uma-aprendizagem-invertida/.
ROCHA, E. F. Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula.Enped,2012.https://www.facebook.com/enped2012.Lattes:http://lattes.cnpq.br/1682585826032961.
SCHELL, J. Sete Mitos sobre a Metodologia “Sala de Aula Invertida” (FlippedClassroon), uma série interativa de perguntas. Tradução: Maykon Müller (IF-UFRGS/Brasil). Junho, 2013. http://blog.peerinstruction.net/sete-mitos-sobre-a-metodologia-sala-de-aula-invertida-flipped-classroom-uma-serie-interativa-de-perguntas/.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).