Emergency Remote Teaching: reflections from a distance education core
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.736Keywords:
Teaching. Distance Education. School management. Teaching Practice. Learning.Abstract
A public health emergency of international importance has triggered remote education around the world. This study seeks to describe the experience of a Distance Education Nucleus, in the conception and execution of the process of transposing face-to-face classes to classes in digital media, from the perspective of the weaknesses and potentialities that permeated the process. It is an experience report structured on the theoretical, methodological and political relevance of the narrative documentation of pedagogical experiences. The construction of the transposition plan for the classes complied with the current legislation, presenting positive and negative points and ended with testimonials for the acquisition of knowledge and valuable educational resources for learning and pedagogical practice.
Downloads
Metrics
References
ARRUDA, E. P. Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Revista Educação (UFSM), v. 43, n. 4, out./dez. 2018.
AZEVEDO, D. S. et al. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2, p. 615-625, 2018.
BARBOSA, A. Demanda por EAD ajuda a derrubar preconceitos e impulsionar negócios. O Estado de São Paulo, São Paulo, abr. 2020.
BARREIRO, I.M.F.; GEBRAN, R.A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BELLONI, M.L. Educação a distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
BRASIL. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 31 dez. 2018. Seção I, p. 59.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Diário Oficial da União, seção 1, p. 185. Brasília, DF, 12 mar. 2020a.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário oficial da União, seção 2, edição extra A. Brasília, DF, 07 fev. 2020b.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, p. 39. Brasília, DF, 18 mar. 2020c.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, seção 1, p. 1. Brasília, DF, 19 mar. 2020d.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 395, de 15 de abril de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.
Diário O¬ficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2020e.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, seção 1, p. 55. Brasília, DF, 13 maio 2020f.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, seção 1, p. 60. Brasília, DF, 17 jun. 2020g.
BRASILEIRO, C. Curso de Extensão em Produção de Material Didático para EaD: aula 8 - Transposição didática 2: os desafios intermodais. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2020. [17] p.
CHRISTIANSEN, M. A. Inverted Teaching: applying a new pedagogy to a university organic Chemistry class. Journal of Chemical Education, v. 11, n. 91, p. 1845-1850, 2014.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Deliberação CEE 177/2020. Fixa normas quanto à reorganização dos calendários escolares, devido ao surto global do Coronavírus, para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção I, v. 130. São Paulo, SP, 16 abr. 2020a.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Deliberação CEE 109/2020. Dispõe sobre orientações para Instituições de Ensino Superior, vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, devido ao surto global da Covid-19. Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção I, v. 130. São Paulo, SP, 16 abr. 2020b.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Deliberação CEE 185/2020. Fixa procedimentos para o cumprimento da carga horária de estágio, atividades práticas, atividades laboratoriais e de internato visando a continuidade e conclusão dos cursos da área da saúde nas Instituições de Ensino Superior, vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, tendo em vista o surto global da Covid-19, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção I, p. 21-3. São Paulo, SP, 17 jul. 2020c.
DIAS, É.; PINTO, F.C.F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, set. 2020.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ASSIS. Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), Campus José Santilli Sobrinho. Portaria nº 43, de 01 de outubro de 2018. Nomeia e constitui equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e aprovação do material didático produzido na modalidade E.A.D - Ensino à Distância. Assis: IMESA, 2018.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNÍCÍPIO DE ASSIS. Direito tem aprovação recorde na OAB. Assis, SP: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNÍCÍPIO DE ASSIS, 2020. Disponível em: http://fema.edu.br/index.php/noticias-pagina/1835-direito-tem-aprovacao-recorde-na-oab. Acesso em: 10 jan. 2021.
LAHAM, S.A.D; CONSTANTINO, G.M.S. REGRAS DE NETIQUETA PARA REUNIÕES E AULAS ON-LINE. Assis: Fundação Educacional do Município de Assis, 2020.
LITTO, F. M. Infrações que prejudicam a imagem da EaD!. In: LITTO, F.M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 2. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2011, v. 2, p. 367-373.
LITTO, F. M. Explorando a Variedade de Estratégias Ativas na EAD. In: 25º CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2019, Poços de Caldas.
MOREIRA, A.J.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, maio. 2020.
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In: KEEGAN, D. Theoretical Principles of Distance Education. Tradução de Wilson de Azevedo, revisão de tradução de José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v.1, ago. 2002. (Tradução de: Theoretical Principles of Distance Education).
NASCIMENTO, D. F. Implicações do Modelo Institucional da UAB na Gestão De Cursos a Distância ao Âmbito da UFPE. ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis, 2014.
PINHO, A. Menos de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena. Folha de São Paulo, São Paulo, maio. 2020.
RICARDO, J.S. Quebrando paradigmas: do preconceito à realidade da educação a distância. Revista Científica de Educação a Distância, Ribeirão Preto, v.10, n. 18, jul. 2018.
SÃO PAULO. Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações no setor privado estadual. Diário Oficial do Estado de São Paulo, seção I, v. 130, n. 51. São Paulo, SP, 14 mar. 2020.
SILVA, A.J. F. et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020.
SOUZA G. H. S. de et al. Reações Prospectivas de Estudantes frente aos Estudos Remotos durante a Pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Aprend. Aberta, São Paulo, v. 19, n. 1, 2020.
SUÁREZ, D.H. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 1, abr. 2011.
ZABALZA, M. Diários de Aula – Um Instrumento de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Press Conference. [Geneva]: Word Health Organization, 2021. (1h09min07s). Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 26 jan. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Patrícia Ribeiro Mattar Damiance, Stelamary Aparecida Despincieri Laham, Mary Leiva de Faria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).