MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM CONTEXTO EAD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.73Keywords:
Motivação, aprendizagem, ensino a distânciaAbstract
O objetivo deste artigo foi caracterizar a motivação de um grupo de alunos ao cursarem uma disciplina em um módulo à distância com duração de 30 horas, de um curso de especialização Latu Sensu em Linguística Aplicada (LA) e analisar os fatores que puderem interferir nessa motivação. Para isso, dados foram coletados por meio de um questionário aberto e diários elaborados por sete alunos. De forma a dar suporte às considerações feitas sobre a motivação em contexto de aprendizagem à distância, apresentamos conceitos de motivação, tipos de motivação, o papel dos objetivos e expectativas na motivação, bem como uma discussão acerca das características do processo de ensino- aprendizagem em ambiente virtual e sobre o uso de tecnologias no contexto de ensino a distância
Downloads
Metrics
References
BENSON, P.; NUNAM, D. (Eds.) Learners stories: difference and diversity in Language Learning. Cup, 2004.
BROWN, H.D. Principles of Language Learning and Teaching. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1994.
DORNYEI, Z. Theories of motivation in psychology. Teaching and researching motivation. Harlow, England: Pearson Education, 2001, p.30-41.
ELLIS, R. Second Language Acquisition. São Paulo: Oxford University Press, 2007.
MIRANDA, G. L. Limites e possiblidades das TIC na educação. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n.3 p.41-50, 17 ago. 2016.
MORAN, J. Como Utilizar a Internet na Educação. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006>. Acesso em: 16 ago.2016.
MOZZER, L. D. AMBIENTES VIRTUAIS DE EAD. 2014. Disponível em: <http://blogs.universia.com.br/motivacaonaead/>. Acesso em: 29 fev.2016.
PAIVA, V. L. M. O. A WWW e o Ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v.1, n.1, 2001 a p.93-116.
PAIVA, V. M. O. CALL and on-line journals. In: DEBSKY, R. & LEVY, M.World CALL – global perspectives on computer-assisted language learning. Lisse, Netherlands: Swets & Zeirlinger, p. 249-265, 1999.
PAIVA. V. L. M. de O. A formação do professor e a autonomia. Disponível em: <http://www.veramenezes com/enpuli2005.htm>. Acesso em: 23 mar. 2016.
PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. Á. C. O papel da educação à distância e os ambientes virtuais de aprendizagem. Disponível em: <http://ueadsl.textolivre.pro.br/ 2011.1/papers/upload/2.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
RIBAS, F.C. Variações motivacionais no ensino e aprendizagem de inglês em contexto de escola pública. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2008.
RICARDO, S. M. B. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
ROBISON, P. Individual differences and instructed language learning and instructed language learning. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, Publishing Company, 2002.
SABBATINI, R. M. E. Ambiente de ensino e aprendizagem via Internet: a Plataforma Moodle. Instituto EduMed, 2007. p.1. Disponível em: <http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016.
SCHNEIDER, E. I.; URBANETZ, S. T. O planejamento do processo ensino aprendizagem na Educação a Distância. Curitiba, 2010.
UR, P. Learner Motivation and interest. A course in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999 p. 274-278.
VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação. São Paulo: Novatec, 2007.
WOOLFOLK, A. E. Psicologia da Educação. Trad. Maria Cristina Monteiro. 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).