Higher education in times of pandemic: The experience of the educational technology support center at the Federal University of Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.709Keywords:
Pandemic. Emergency Remote Teaching. Educational Support. Technologies. Experience.Abstract
With the coronavirus pandemic and the interruption of face-to-face activities practically all over the world, among them activities related to education, universities had to adapt to continue their actions. Despite suspending activities in March 2020, at UFPEL, this suspension did not last long. Seeking to reduce pedagogical damage, the university has taken a series of measures to guarantee the maintenance of a high quality and safe education, including the creation of the Support Center for Educational Technologies (NATE). This article aims to report on the experience of NATE / UFPEL, seeking to share the actions that were developed in order to support the adoption of emergency remote education at our university.
Downloads
Metrics
References
ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T. O.; BANDEIRA, M. C. S. A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 102-123, nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/639. Acesso em: 29 dez. 2020.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede:Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 08 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: ações do MEC em resposta à pandemia da COVID-19. 2020h. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 04 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 114, p. 62, 17 jun. 2020e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 11, de 07 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 57, 03 ago. 2020f. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Pelotas. Portaria nº 585, de 13 de março de 2020. Pelotas, RS, 2020b. Disponível em: https://sei.UFPEL.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1033172&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Pelotas. Portaria Nº 1011, de 08 de Junho de 2020. Criação do Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais (NATE). Pelotas: RS, 2020d. Disponível em: https://sei.UFPEL.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao= publicacao_visualizar&id_documento=1108701&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 29 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Pró-Reitoria De Graduação. Instrução Normativa N. 02/2020/PROGRAD de 17 de março de 2020. Regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e o funcionamento da Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas em face da Pandemia COVID-19. Santa Maria: UFSM, 2020c. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/03/IN-002-2020-PROGRAD-UFSM.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal de XXX. Portaria Nº 1220, de 30 de Julho de 2020. Pelotas: RS, 2020g. Disponível em: https://sei.UFPEL.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1154660&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 29 dez. 2020.
CADAVAL, F. FURG reinicia as atividades de ensino para período emergencial de forma remota. 2020. Disponível em: https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/furg-reinicia-as-atividades-de-ensino-para-periodo-emergencial-de-forma-remota. Acesso em: 05 jan. 2021.
DE LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. Moodle: Using learning communities to create an open source course management system. In: EdMedia+ Innovate Learning. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Waynesville: AACE, 2003. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/13739/. Acesso em: 29 dez. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA). Portaria 29/2020/Reitoria, de 3 de julho de 2020. Dispõe sobre os procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas e administrativas, visando o reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre: UFCSPA, 2020a. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/905-portaria-29-2020-reitoria-de-3-de-julho-de-2020. Acesso em: 05 jan. 2021.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA). Portaria 27/2020/Prograd, de 8 de julho de 2020. Dispõe sobre as rotinas nas atividades acadêmicas, considerando a declaração de pandemia mundial pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, bem como a Resolução Conjunta CONSUN-CONSEPE nº 17/2020/CONSUN, de 2 de julho de 2020, visando o reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre: UFCSPA, 2020b. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1175-portaria-27-2020-prograd-de-8-de-julho-de-2020 Acesso em: 05 jan. 2021.
GOMES, V. T. S. et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 44, n. 4, e114, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2021.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jan. 2021.
PIAGET, J. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1965.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!. 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 27 jul. 2020.
SANTOS, B. S. Coronavírus: tudo que é sólido desmancha no ar. 2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/02/coronavirus-tudo-o-que-e-solido-desmancha-no-ar/. Acesso em: 27 jul. 2020.
SILVA, J. S. et al. Letramento Digital: desafios à formação docente. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 15-29, nov. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/613. Acesso em: 27 jul. 2020.
SILVA, M. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
TRIVINHO, E. (Org.). A cibercultura e seu espelho. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009. Disponível em: https://abciber.org.br/publicacoes/livro1/. Acesso em: 27 jul. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Cartilha/Resumo REDE: Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Santa Maria: UFSM, 2020b. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/421/2020/09/Cartilha-Resumo-REDE.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). 2020a. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/11912. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). Aprovadas as diretrizes operacionais para o Ensino Remoto Emergencial. 2020b. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/2020/08/19/aprovadas-as-diretrizes-operacionais-para-o-ensino-remoto-emergencial/. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA). Unipampa debate diretrizes para o Ensino Remoto Emergencial durante o Consuni. 2020a. Disponível em: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-debate-diretrizes-para-o-ensino-remoto-emergencial-durante-o-consuni. Acesso em: 05 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Aulas do Ensino Remoto Emergencial começam nesta quarta-feira. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/aulas-do-ensino-remoto-emergencial-comecam-nesta-quarta-feira/. Acesso em: 05 jan. 2021.
VALENTE, G. S. C. et al. Remote teaching in the face of the demands of the pandemic context: Reflections on teaching practice. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p.e843998153, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153. Acesso em: 05 jan. 2021.
WILLS, S.; PEGLER, C. A Deeper Understanding of Reuse: Learning Designs, Activities, Resources and Their Contexts. Journal of Interactive Media in Education, v. 2016, n. 1, Article 10, 2016. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1093932. Acesso em: 27 jul. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Carla Michele Rech, Jonas Rodeghiero, Christiano Martino Otero Avila, Rosaura Espírito Santo da Silva, Maria de Fátima Cóssio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).