A AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE GESTÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.69Keywords:
aprendizagem significativa, transdisciplinaridade, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ensino à Distância.Abstract
Na EaD (Ensino à Distância), educadores e pesquisadores debruçam esforços em modelos de ensino que privilegiem a sua qualidade o que aumenta a responsabilidade tanto do professor quanto do estudante. O objetivo desta pesquisa é identificar em que medida estudantes de cursos sob EaD conseguem, de maneira autônoma, significar e contextualizar os conhecimentos adquiridos. Foram utilizados os conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel e de transdisciplinaridade de Morin e Japiassu. O campo de estudo foi formado por alunos de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) em uma instituição de ensino. A metodologia foi a reflexiva por se tratar de um desenvolvimento empírico. Constatou-se que é possível a autonomia da aprendizagem destes estudantes no que se refere à significação e à contextualização do conhecimento, desde que haja a intervenção ativa do professor-tutor, principalmente, na fase inicial dos trabalhos.Downloads
Metrics
References
BORDENAVE Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979, v. 1.
JAPIASSU, Hilton. O sonho da transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
MORAN et al. A ampliação dos vinte por cento a distância, ABED, São Paulo, maio de 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/172tcc3.pdf>. Acesso em: ago. 2015.
MOREIRA, Marco Antonio, MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 2006
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
__________. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
__________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
O’CONNOR, Joseph. Manual de programação neurolingüística. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
OLIVEIRA, Marcos Barbosa, OLIVEIRA, Marta Kohl de. Investigações Cognitivas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PEÑA, Antonio Ontoria et al. Mapas Conceituais: uma técnica para aprender. São Paulo: Loyola, 2005.
SANTOS, Julio C. Furtado dos. Aprendizagem significativa. Porto Alegre: Mediação, 2008.
STERNBERG, Robert J.. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).