RECURSOS DE LEARNING ANALYTICS PARA COMPOR INDICADORES AUXILIARES NA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.67Keywords:
Moodle, Learning Analytics, Avaliação dos estudantes.Abstract
Com a adoção dos ambientes virtuais de apoio à aprendizagem, padrão LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, ampliam-se as oportunidades de se organizar a interação docente-discente e a disponibilização de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, links, sites e outros). Essa diversidade gera um volume de informações a serem gerenciadas pelo professor, as quais fornecem uma riqueza de elementos para apoiar a avaliação e, ao mesmo tempo, avolumam-se, dificultando sua gestão. Este artigo discute a possibilidade do uso de técnicas de Learning Analytics e apresenta os recursos disponibilizados no ambiente Moodle, que podem apoiar o trabalho docente fornecendo elementos importantes que lhe auxiliam a avaliar seus estudantes e fazer melhor a gestão dos seus materiais.
Downloads
Metrics
References
BAKER, Ryan Shaun; INVENTADO, Paul Salvador. Educational data mining and learning analytics. In: Learning Analytics. Springer New York, 2014. p. 61-75.
CAMILO, Cássio Oliveira; SILVA, João Carlos da. Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), p. 1-29, 2009.
CORREIA, Creusa Fernandes; PIMENTEL, Edson Pinheiro. Mineração de Dados na Formação de Turmas para a Recuperação Paralela na Educação Básica. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011.
DA COSTA, Susane Santos; CAZELLA, Silvio; RIGO, Sandro José. Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS. RENOTE, v. 12, n. 2, 2012.
ELIAS, Tanya. Learning Analytics: The Definitions, the Processes, and the Potential. Pennsylvania: PenState University, 2011.
Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.456.7092
Acesso em 10 de março de 2016.
GAŠEVIĆ, Dragan et al. Learning analytics should not promote one size fits all: The effects of instructional conditions in predicting academic success. The Internet and Higher Education, v. 28, p. 68-84, 2016.
GU, Xiaoqing; HUANG, Jingbi; ZHU, Yuankun; YUAN, Chengkun Let Data Speak: Educational Application of Data-driven Decision Making System. Open Education Research. Shanghai East China Normal University Press, 2010.
HAND, David; MANNILA, H.; SMYTH, Padhraic. Principles of data mining. 5ed. London: MIT Press, 2001. 93-102p.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente. Cidade: Editora, 2009.
MANHÃES, Laci et al. Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. Anais do XXII SBIE-XVII WIE, Aracaju, 2011.
MANHÃES, Laci et al. Identificação dos fatores que influenciam a evasão em cursos de graduação através de sistemas baseados em mineração de dados: Uma abordagem quantitativa. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, São Paulo, 2012.
MOODLE. Documentação Oficial do Moodle.
Disponível em https://docs.moodle.org/30/en/Main_page. Acesso em 10 de março de 2016.
PORTAL, Cleber. Estratégias Para Minimizar a Evasão a Potencializar a Permanência Em EaD a Partir de Sistema Que Utiliza Mineração De Dados Educacionais e Learning Analytics. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação.
RIGO, Sandro J.; CAZELLA, Silvio C.; CAMBRUZZI, Wagner. Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2012. p. 168-177.
ROMERO, Cristobal; VENTURA, Sebastian. Data mining in education. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, v. 3, n. 1, p. 12-27, 2013.
SCHLEMMER, Eliane. Estratégias para minimizar a evasão na educação a distância: o uso de um sistema de mineração de dados educacionais e learning analytics.
Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_317.pdf. Acesso em 10 de março de 2016.
SHUN-PING, Wei. Learning Analytics: Mining the Value of Education Data under the Big Data Era [J]. Modern Educational Technology, v. 2, p. 003, 2013.
SIEMENS, George et al. Open Learning Analytics: an integrated & modularized platform Proposal to design, implement and evaluate an open platform to integrate heterogeneous learning analytics techniques. Open University Press, 2011.
Disponível em http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1KC16KK3Y-1DGTX1Y-H2/KG-%20OpenLearningAnalytics.pdf. Acesso em 10 de março de 2016.
ZIELINSKI, Felipe Dias Costa; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh. Uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no Moodle. RENOTE, v. 13, n. 1, 2
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).