INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ESINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-EMPÍRICA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.65Keywords:
institucionalização, ensino superior, educação a distânciaAbstract
O artigo analisa a institucionalização da modalidade à distância nos cursos superiores de uma Instituição de Ensino Superior. O processo instiga debates envolvendo fatores complexos e complementares, além da natureza das instituições em tomar decisões colegiadas, apresentando percepções diversificadas em contraposição aos programas governamentais que forjam um modelo que induz à mera adesão. Combinam-se nesse estudo fatores identificados por Ferreira e Mill (2013) que categorizam a institucionalização da Educação a Distância (EaD), bem como resultados de pesquisa desenvolvida por Nascimento (2014), identificando aspectos desafiadores da consolidação da modalidade na IES pesquisada. O estudo foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, documental e história oral baseadas na memória de sujeitos envolvidos. Os resultados indicam que houve avanços na implementação de políticas internas para a inserção da EaD na IES, todavia as macro diretrizes nacionais para a modalidade são tratadas como programas e não como políticas estatais.
Downloads
Metrics
References
ALVES, João Roberto Moreira. A história da EaD no Brasil. LITTO, Frederic M. [Org.]. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
ASSMAN, Hugo. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Editores Associados, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. Diário Oficial da União 23 dez.1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso: 20 out.2013.
______. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005 que dispõe sobre o artigo 80 da Lei n. 9.394/96. Brasília: 2005. Diário Oficial da União 20 dez.2005. Disponível em:<http://goo.gl/b3sE2A> Acesso: 30 mai.2015.
CAPES. Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. 2012. Disponível em:<http://www.CAPES.gov.br/educacao-basica/parfor> Acesso: 29 out. 2013.
______.PARFOR a distância. Disponível em: <http://www.CAPES.gov.br/educacao-a-distancia/parfor-a-distancia>. Brasília: 2012. Acesso: 29 out.2013.
______.O que é a Universidade Aberta do Brasil? Disponível em: <http://goo.gl/Wpxcms.> Brasília: Acesso: 30 out.2013.
______. Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/pnap>. 2009. Acesso: 31 mai.2014
DANTAS, E.M; RÊGO, M.C.F.D. Educação a Distância na UFRN: recortes sobre caminhos percorridos. TORRES NETO, J.C.; PAIVA, M.C.L. de. [Orgs.]. A prática da Educação a Distância na UFRN. Natal: EDUFRN, 2011.
DIMAGGIO, Paul; POWELL, Walter. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review. v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983.
EISENHARDT, Kathy. Agency – and Institutional – Theory Explanations: The case of retail sales compensation. Academy of Management Journal. 31 (3), 488-511. 1988. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/256457>. Acesso: 10 dez.2013.
ESMAN, Milton. J. The elements of institution building. In: EATON, J. W. (Ed.). Institution building and development: from concepts to application. London: Sage Publications, 1972. p. 21-339.
ESMAN, Milton. J.; BLAISE, Hans C. Institution building research: the guiding concepts. Pittsburgh: Inter-University Research Program, 1966.
FERREIRA, Marcello; CARNEIRO, T.C.J. A institucionalização da Educação a Distância no ensino superior público brasileiro: análise do sistema Universidade Aberta do Brasil. 2013. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/114815> Acesso: 25 mai.2015
FERREIRA, Marcello; MILL, Daniel. Institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. FIDALGO, F.S. et al.[Orgs.]. Educação a distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
GREENWOOD, Royston. HININGS, C. R. Understang radical organizational change: bringing together the old and the new institucionalism. 1996. Disponível em <http://goo.gl/92Lv4y> Acesso: 17 fev.2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: 2007. Disponível em: <http://goo.gl/EENIiQ>. Acesso: 28 jan.2014.
MOORE, Michel G., KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Company, 1996.
NASCIMENTO, J.P.R. Os desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma universidade federal. 2014. 128f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba.
PERNAMBUCO, M.M.C.A. A implementação da Educação a Distância nas instituições de ensino superior públicas brasileiras. TORRES NETO, J.C.; PAIVA, M.C.L. de. [Orgs.]. A prática da Educação a Distância na UFRN. Natal: EDUFRN, 2011.
RÊGO, M.C.F.D. Discurso proferido em sessão solene alusiva aos 10 anos de criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN. Natal: 2013.
RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social, Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
TOLBERT, Pamela S.; ZUCKER, Lynne G. A institucionalização da teoria institucional. In: CLEGG, S. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999, v. 3, p. 196-219.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).