FLUÊNCIA TECNOLÓGICA DOS TUTORES NO MOODLE: POTENCIAL PARA PRÁTICA DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.63Keywords:
Fluência tecnológica. Prática dialógico-problematizadora. Tutoria no Moodle.Abstract
Investigamos a fluência tecnológica (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos tutores na prática dialógico-problematizadora durante a realização de atividades de estudo no Moodle. Metodologicamente, desenvolvemos pesquisa-ação em cursos de capacitação de tutores realizando diagnósticos via questionários tipo survey. Analisamos os resultados à luz das categorias interatividade, interação, colaboração e monitoramento eletrônico. Concluímos que fluência tecnológica é essencial para o diálogo e problematização dos conteúdos curriculares no processo ensino-aprendizagem em ambientes virtuais em rede.
Downloads
Metrics
References
BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96. Disponível em: . Acesso em: 10 Jan. 2013.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio./ME/SEM. - Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/indexar?option=com_content&task=view&id=248&Itemid=426> Acesso em: 10 Jan. 2013.
COMMONWEALTH of Learning (col): Tutoria no EaD: Um manual para tutores. Canadá. 2003. http://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf> Acesso: 10 dez 2012.
KAFAI, Y. et al. Being Fluent with Information Technology, 1999. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/6482.html>>; Acesso em: 20 jan. 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
MALLMANN, Elena Maria. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC/PPGE, 2008. 304p.
PAPERT, Seymour; RESNICK, Mitchel. Technological Fluency and the Representation of Knoledge. Proposal to the National Science Foundation. MIT MediaLab, 1995.
MANSELL, Robin. TREMBLAY, Gaëtan. Renovando a visão das sociedades do conhecimento para a paz e o desenvolvimento sustentável [livro eletrônico]; [tradução Melissa Nicolosi e Gustavo Pugliesi Sachs].São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002325/232575por.pdf>; Acesso em: 06 nov 2015.
SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Prática Dialógico-Problematizadora dos Tutores na UAB/UFSM: Fluência Tecnológica no Moodle. Dissertação de mestrado, Santa Maria: UFSM/PPGE, 2012. 204p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).