ARCABOUÇO LEGAL DA EAD NOS INSTITUTOS FEDERAIS, UMA OPORTUNIDADE PARA CONVERGÊNCIA ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.62Keywords:
Modalidade Semipresencial, Educação Profissional, Institutos FederaisAbstract
A implantação de componentes curriculares a distância (mediados pelas tecnologias da informação e comunicação) nos cursos presenciais técnicos de nível médio e superiores dos Institutos Federais configura-se como uma oportunidade de convergência entre as modalidades de ensino a distância e presencial. Esta convergência, que está devidamente legalizada, é necessária no atual contexto educacional e constitui-se como uma via de aproximação entre a escola e o aluno contemporâneo (nativo digital). Assim sendo, o presente trabalho propõe analisar os efeitos da educação a distância e das tecnologias da informação e comunicação na educação profissional presencial, identificando, ao final, os desafios e possibilidades inerentes deste processo de convergência nos Institutos Federais.Downloads
Metrics
References
ANDRADE, Luiz A. da R.; PEREIRA, Elizabete M. de A. Educação a distância e ensino presencial: convergência de tecnologias e práticas educacionais. Anais do SIED: EnPED-ISSN 2316-8722, v. 1, n. 1. 2012. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br>. Acesso em: 05 dez. 2014.
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br>. Acesso em: 28 jul. 2014.
ARETIO, L. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona, Espanha, Editorial Ariel, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 31 jul. 2014.
__________. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 04 nov. 2013.
__________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n.º 11/2012. Brasília, 2012a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 23 jun. 2014.
__________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 6/2012. Brasília, 2012b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 23 jun. 2014.
__________. Ministério da Educação. Portaria n.º 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 23 jun. 2014.
CARELLI, Maria José G.; SANTOS, Acácia Aparecida A. dos. Condições temporais e pessoais de estudo em universitários. Psicologia Escolar e Educacional. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 23 jun. 2014.
DEMO, P. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006
FARIA, Adriano Antônio. A importância da disciplina e da autonomia para alunos em cursos de EAD. In: Anais do XIV Seminário Internacional da Educação – SIEduca, 2009, Cachoeira do Sul. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2014.
FARIA, Adriano A.; SALVADORI, Ângela. A educação a distância e seu movimento histórico no Brasil. Revista das Faculdades Santa Cruz, v. 8, n. 1, 2010. Disponível em: <http://santacruz.br>. Acesso em: 20 set. 2015.
GRAHAM, C. Blended learning systems: definition, current trends, and future directions. In: BONK, C.; GRAHAM, C. (Org.). The handbook of blended learning: global perspectives, local designs. San Francisco/USA: John Wiley & Sons, 2006.
GUAREZI, R. C. M; MATOS, M. M. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Ibpex, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34, 1999.
LITTO, Frederic M. Aprendizagem a Distância. São Paulo: Editora Imprensa Oficial SP, 2010.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1516-73132003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 29 set. 2014.
MORAN, José M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
__________. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação on-line. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11º, 2004, Salvador. Anais eletrônicos. Salvador: ABED, 2004, p.07. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/propostas.htm> Acesso em: 09 jan. 2015.
ORTH, Miguel A. As políticas educacionais a distância em uma sociedade globalizada. Revista Educação em Questão, Natal, v. 37, n. 23, p. 76-98, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufrn.br>. Acesso em: 06 set. 2014.
PEREIRA, Alice T. C.; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina A. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. C. (Org). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
PRENSKY, M. Digital natives digital immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9 n. 5, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com>. Acesso em: 24 ago. 2014.
PUENTEDURA, R. TPCK and SAMR – Models for enhancing technology integration. In: MAINE LEARNING TECHNOLOGY INITIATIVE, 2008, Maine. Palestra. Disponível em: <http://deimos3.apple.com/WebObjects/Core.woa/FeedEnclosure/educationmaine.gov-dz.4185841413.04185841415.4185841494>. Acesso em 22 set. 2015.
QUARTIERO, Elisa Maria. Da Máquina de Ensinar à Máquina de Aprender: Pesquisas em Tecnologia Educacional. Vertentes (São João Del-Rei), v. 29, p. 51-62, 2007. Disponível em: <http://www.intranet.ufsj.edu.br>. Acesso em: 29 ago. 2014.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
SANTOS, J. M. F. dos. Dimensões e diálogos de exclusão: um caminho para a inclusão. In: SANTOS, Mônica P.; PAULINO, Marcos M. (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2006.
SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. 5. ed. São Paulo: Ed. Loyola. 2010
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. 5. ed. ver. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2004, p.101.
TARCIA, R. M. L; CABRAL, A. L. T. Implantação de 20% a distância nas instituições de ensino. In: CARLINI, A. L. e TARCIA, R. M. L. (Orgs.). 20% a distância e agora?: orientações práticas para o uso da tecnologia de educação a distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
TARCIA, R.M. L. e COSTA, S. M. C. Contexto da Educação a Distância. In: CARLINI, A. L. e TARCIA, R. M. L. 20% a distância e agora? Orientações práticas para o uso da tecnologia de educação a distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
TORI, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: FORMIGA, M e LITTO, F. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Padrões e Competência em TIC para Professores: Módulos de padrão de competência. Título original: ICT competency standards for teachers: competency standards modules. Paris, 2009. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156207por.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).