University Extension in Distance Learning: beyond the physical boundaries of the university

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.605

Keywords:

university extension, distance education, extension actions

Abstract

This report aims to reflect the university extension in Distance Education considering the development of extension actions of the Distance Education Support Center of the Federal University of Minas Gerais. The work presented here reports the experience in the coordination of courses, programs, projects and academic extension events. This process presupposes disseminating the knowledge produced within the university and, at the same time, creating conditions that allow absorbing the culture of the external community. Thus, it is concluded that the extension should be part of the daily distance courses taught by the university, and as well as the research, should be inserted in the same horizon they are offered in the classroom courses.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ana Carolina Correia de Almeida, CAED - UFMG

Doutoranda e mestre em Estudos Linguísticos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Língua Inglesa e em Tradução. Possui graduação em Letras habilitação em Português, Inglês e Espanhol . É Assessora Pedagógica e responsável pelos projetos de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em tutoria e na produção de materiais didáticos para EAD. Interesses: Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância e Ensino de Línguas.

 

References

ALONSO, K. M. et al. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. EmRede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 152 - 168, 2014. Disponível em:< http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/16/28> . Acesso em: 07 abr. 2020.

CUNHA, E. J. L. O desenvolvimento das ações de extensão em educação a distância nas universidades públicas brasileiras. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P. 11-15.

CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

FAVACHO, A. M. P. [et al.] (Org.). Aproxime-se/UFMG: a interface da extensão na EaD. Belo Horizonte: Editora CAED/UFMG, 2014.

FERNANDES, E. G.; RAMALHO, M. L. A construção de um programa de extensão universitária na modalidade a distância na DEAD/ UFVJM: perspectivas e possibilidades. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.25-30

FERREIRA, F. [et al.]. PROGRAMA APROXIME-SE 2017: Relatos acerca da vivência da extensão universitária nos polos de Educação a Distância da UFMG. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P. 158-159.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. Educação a distância: o estado da arte, (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PAULA, M. E. EmCURTAndo a distância: possibilidades cinematográficas na EaD. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.31-40

PROEX UFMG. Edital PROEX nº 01/2019 fomento de bolsas de extensão para programas e projetos de extensão. Disponível em <https://www2.ufmg.br/proex/Fomento/Pbext-UFMG>. Acesso em 03 mar. 2020.

PUGENS, N. B; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Os processos de ensino atravessados pelas tecnologias digitais. Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 496 - 509, 2018. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/371/396>. Acesso em: 02 abr. 2020.

QUIRINO R., CORRADI, W.; MACHADO, M.R.L. Resultados, Desafios e Perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Âmbito da UFMG. ln: FALCÃO, B.L. et al. (Org.) ln: V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MEIOS, ATORES E PROCESSOS. Anais... Belo Horizonte: CAED- UFMG, 2013a., p. 136-145.

QUIRINO, R., CORRADI, W. J. B.; MACHADO, M. R. L. Resultados, Desafios e Perspectivas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da UFMG. ln: FIDALGO, F. et al. (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. Belo Horizonte: Editora CAED-UFMG, 2013b. p. 163-182. (Volume 1).

SILVA, L. E.; NOGUEIRA, L. A. G.; BARBOSA, C. S. F. Algumas reflexões e apresentação de propostas de programas de extensão para o Ensino a Distância. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.17-24

VIEIRA, M. S. P.; FERREIRA, H. M. Experiência em extensão universitária: projetos interdisciplinares na EaD. In: CORRADI, W. [et al.] organizadores. Extensão universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. P.41-62

Published

2020-11-06

How to Cite

Correia de Almeida, A. C. (2020). University Extension in Distance Learning: beyond the physical boundaries of the university. EmRede - Distance Education Journal, 7(2), 130–144. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.605

Issue

Section

Dossiê Extensão na Educação a Distância