AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA SEAD/UFES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.54Keywords:
Qualidade, HEdPERF, Educação a Distância, GraduaçãoAbstract
A presente pesquisa tem como objetivo adaptar o questionário proposto no modelo HEdPERF a educação a distância (EaD) e avaliar a qualidade dos cursos ofertados nessa modalidade pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. O questionário ajustado foi aplicado a 183 alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Educação Física EaD ofertados pela UFES em 2013. Os dados foram analisados utilizando-se análise estatística descritiva, e mostraram como pontos fortes a Utilidade do Curso, Capacidade Técnica dos Professores e a Secretaria Acadêmica e como pontos a aprimorar a Internet do Polo, Biblioteca do Polo e Acompanhamento Pedagógico, apontando serem esses os caminhos para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados pela UFES na modalidade a distância.Downloads
Metrics
References
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD BR 2012/2013. Disponível em .
BAPTISTA, Michele Marques; LEONARDT, Michele Poleto Lesina. A qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos usuários em uma Biblioteca Universitária. Biblioteca Universitária, v.1, n.1, jan./jun. 2011.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 jun. 2006.
CHAGAS, Leila Rodrigues. Mapeamento da percepção dos alunos de uma escola de idiomas: uma adaptação ao modelo HEdPERF. Niterói, 2010.
CRONIN, J. Joseph Jr.; TAYLOR, Steven A. Measuring service quality: a reexamination and extension. Journal of Marketing, v. 56,n. 3, 1992.
DIAS, Deise Taiana Ávila; MORAIS, Francieli Leoni. Pesquisa de satisfação relacionada à qualidade da central de atendimento sob a ótica do cliente interno. Revista GEINTEC. Vol. 3, n. 4, 2013.
FAVERO, L.P.; BELFIORE, P.; SILVA, F.L.; CHAN, B.L. Análise de Dados: modelagem Multivariada para tomada de decisão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FIRDAUS, Abdullah. HEdDPERF versus SERVPERF: the quest for ideal measuring instrument of service quality in higher education sector. Quality Assurance in Education. v. 13, n. 4, 2005.
______. The development of HEdPERF: a new measuring instrument of service quality for the higher education sector. International Journal of Consumer Studies, v 30, n 6, 2006.
FORTES, V. C.: Avaliação da qualidade no ensino superior: aplicação dos modelos HEdPERF e SERVPERF. Blumenau, 2011.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. d. São Paulo: Atlas, 1998.
LIKERT, R.A. Technique for measurement of attitudes. Archives of Psychology, v.140, n.1, 1932.
MARQUES, André; LOPES, Cláudia Valéria Pinho. Ensino: como encantar o aluno e vencer a concorrência. São Paulo: Disal, 2007.
MILONE, Giuseppe. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Centage Learning, 2009.
OLIVER, R. L. A Cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, Vol. 17, p.460-69, 1980.
PARASURAMAN, A., ZEITHAML V.A., BERRY L.L. O modelo conceitual de serviços e suas implicações para pesquisa futura. Journal of Marketing, v. 49, 1985.
SEAD. Secretaria de Ensino a Distância/UFES. Disponível em: .
SONEHARA, W. T. Avaliação da qualidade de serviços em instituições de ensino superior utilizando os métodos SERVQUAL, SERVPERF e HEdPERF. São Paulo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).