Assistant technology in the context of accessibility and mobility: possibilities of digital inclusion of autists in distance education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.539

Keywords:

Assistive Technology, Mobile Devices, Distance education, Inclusion, autism, Autism

Abstract

The popularization of mobile devices allows the development of new teaching and learning configurations in the mobility scene. In the context of Distance Education (DE), the resources available on these devices, as well as applications developed as assistive technology for autism, may be emerging potentials for the inclusion of students, promoting accessibility, in line with the perspective of inclusive education. In this conception, this work, which is an expanded version of the study presented in ESUD 2019, has a qualitative approach and exploratory character and aims to list free mobile applications that promote accessibility and digital and educational inclusion of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in distance education.

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Lisiane Corrêa Gomes Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestranda do curso de Pós-graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul. Membro do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Especialista em Gráfica Digital pela UFPel (2012), possui graduação em Artes Visuais - modalidade Licenciatura pela mesma universidade (2008). Possui curso técnico em Programação Visual (2008) pelo IFSul. Trabalhou junto a Universidade Aberta do Brasil situada no Instituto Federal Sul-rio-grandense, atuando na criação e desenvolvimento de materiais didáticos para educação a distância. Pertenceu a Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional (CPTE) do IFSul, desempenhando a função de gestora da Equipe de Design, sendo responsável pela supervisão e execução de materiais didáticos para educação a distância de programas da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Atualmente é Programadora Visual do quadro efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense, lotada na Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor.

Jaison Marques Luiz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (em andamento), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Dom Bosco (2019), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2018) e Técnico em Informática formado pela Escola Técnica Capacitar (2012). Pesquisador no Grupo de pesquisa TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pesquisador no Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, seguindo a linha de pesquisa, Linguagens e letramentos nos espaços formais e não-formais integrados à educação. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, da Universidade Federal de Pelotas, seguindo a linha de pesquisa, A formação de professores para a diversidade na perspectiva da educação inclusiva.

Lisandra Xavier Guterres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, l.xguterres@gmail.com

Mestranda in Education with an emphasis on Educational Technologies by the Federal Institute of South Rio-Grandense (IFSul), Bacharela in Graphic Design by the Federal University of Pelotas (UFPel, 2015). She is Móveis Design Technician (IFSul, 2012). She started teaching (2019) as a professor of the discipline entitled "Special Topics in Design III: Virtual and Augmented Reality) for students of the Bachelor of Design and the Bachelor's Degree in Computing. Minister or teaching project entitled Augmented Reality for Designers (2019) Not IFSUL. I have experience in the professional market since 2013, working as a 3D artist and graphic and digital designer in advertising agencies. I am currently a member of the research group Mediação Tecnológica na Educação, coordinated by Luis Otoni Meireles Ribeiro, not of which related studies have been developed Technological mediation in education, encompassing learning situations in face-to-face and remote modalities, not using educational robotics, simulators and mobile/virtual laboratories in the context of connectivity, mobility and ubiquity, augmented reality, among others. applied to education, learning in the mobile context and EaD.

Luís Fernando da Silva Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Possui mestrado em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul (2018), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas (2012) e formação técnica em Desenho Industrial pelo IFSul (2002). Atuou junto ao Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras, no âmbito da Rede e-Tec Brasil/IFSUL, como Designer Educacional responsável pela equipe de Tecnologia da Informação. Foi bolsista (professor pesquisador) na equipe multidisciplinar da CPTE atuando como analista de sistemas e desenvolvedor de aplicações web. Responsável pelo planejamento e desenvolvimento do Catálogo de Cursos do IFSul (2012), sendo o primeiro sistema de gestão de documentos a publicizar e possibilitar o resgate histórico da organização curricular de cada curso desde o ano 2000. Criou o sistema de gerenciamento da produção de material didático (2014) para controle do fluxo dos processos de produção de materiais didáticos. Participou do desenvolvimento e implantação do sistema gerencial para bolsa formação do Sistema de Gestão de Bolsas do Ministério da Educação (2016). Tem experiência no planejamento e produção de materiais didáticos multimídia para Educação a Distância. Atualmente é gestor da equipe de TICs aplicadas à Educação na Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE). Integra o Grupo de pesquisa TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Atua nas áreas de gerenciamento de projetos, desenvolvimento de sistemas e aplicações dinâmicas para internet voltados para a área da educação, gerenciamento e controle de processos, repositório de arquivos, modelagem e ergonomia de software, instalação e gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem (LMS Moodle) e gerenciador de conteúdos (CMS Joomla).

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológia SETEC/MEC na elaboração do catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Participou da implantação do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-RS, tendo atuado em diversas ações de capacitação de docentes pra EAD junto a UNIREDE, ADIFERS, MEC/SETEC. Atua como professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.

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Published

2020-11-06

How to Cite

Silveira, L. C. G., Luiz, J. M., Guterres, L. X., Mendes, L. F. da S., & Ribeiro, L. O. M. (2020). Assistant technology in the context of accessibility and mobility: possibilities of digital inclusion of autists in distance education. EmRede - Distance Education Journal, 7(2), 61–73. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.539