DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS MOOC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFRB
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.53Keywords:
MOOC, pedagogia MOOC, educação a distância.Abstract
MOOCs são cursos massivos online ofertados por instituições de nível superior e capazes de atrair elevado número de pessoas que buscam ampliar seu nível de conhecimento num tema específico. Este artigo busca refletir sobre os desafios pedagógicos e resultados alcançados na experiência de implantação dos MOOCs na UFRB em 2015. Configura-se como uma pesquisa exploratória descritiva, utilizando-se da técnica de triangulação de dados oriundos da experiência vivenciada, observação participativa e relatos dos estudantes participantes. O estudo conclui ressaltando a importância dos aspectos relacionados com a mediação pedagógica no processo de elaboração e implementação dos cursos MOOCs, com um roteiro de aprendizagem que possibilite ao estudante a construção autônoma do conhecimento de forma estimulante e significativa.Downloads
Metrics
References
BALI, M. MOOC Pedagogy: Gleaning Good Practice from Existing MOOCs. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching. Vol. 10, No. 1, March 2014. Disponível em: http://jolt.merlot.org/vol10no1/bali_0314.pdf Acesso em: 26/05/15.
BRITO, G. S.; GOMES, F. C. MOOC – Massive Open Online Course. Gazeta do Povo. Educação e Mídia. 02/04/2015. Disponível em: http://goo.gl/sKD26i Acesso em: 30/05/15.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GALOTTI, K. M. et al. A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles – a Journal of Research, 40(9/10), p. 745-766, 1999. Disponível em: http://goo.gl/CWzYk6 Acesso em: 25/05/15.
INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de REA apoiada por MOOC. IN: Santana, B.; Rossini, C.; Pretto, N. L. (org.) Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zCjZeq Acesso em: 28/05/15.
LANE, L. M. Three kinds of MOOCs. Lisa’s online Teaching Blog. Ago. 15, 2012. Disponível em: http://goo.gl/zYNbbT Acesso em: 30/05/15.
MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCS. Teccogs, n. 7, p. 21-40, jan.-jun., 2013. Disponível em: http://goo.gl/2wzSJs Acesso em: 28/05/15.
PERNA, L. et al. The Life Cycle of a Million MOOC Users. University of Pennsylvania. MOOC Research Initiative Conference. December 5, 2013. Disponível em http://goo.gl/GRSaqx Acesso em: 28/05/15.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. http://goo.gl/eGuSVg Acesso em: 25/05/15.
SIEMENS, G. Connectivism: a learning theory for the digital age. Elearnspace, December 12, 2004. Disponível em: http://goo.gl/DeQwRN Acesso em 30/05/15.
SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace, July 25, 2012. Disponível em: http://goo.gl/xulWfN Acesso em: 20.05.15.
SILVA, E. M. O. Como aprende o nativo digital: reflexões sob a luz do conectivismo. Revista Intersaberes, vol. 9, n.17, p.70-82, Jan. - Jun. 2014. Disponível em: http://goo.gl/lbYrrC Acesso em: 30/05/15.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).