GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA SIGNIFICAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Authors

  • Fernanda da Silva Momo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariel Behr Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.52

Keywords:

Educação a Distância, Gestão, UFRGS,

Abstract

No contexto da Educação a Distância (EaD), desenvolveu-se o presente estudo com o intuito de identificar evidências de Gestão EaD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em revisão bibliográfica e busca documental. Para tanto, foi realizada uma coleta de informações referentes a EaD na UFRGS, categorizadas em legislação, notícias, relatórios de gestão e, os dados foram analisados na perspectiva do modelo de Gestão da EaD proposto. No modelo de Gestão EaD propõem-se a existência de três perspectivas, sendo elas: Gestão Administrativa, Estrutural e Ensino/Aprendizagem. Sendo assim, concluiu-se que é possível identificar nas análises realizadas a existência de uma integração nas perspectivas propostas no modelo, ressaltando, portanto, a interdependência entre essas perspectivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fernanda da Silva Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração na área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pelo PPGA/EA/UFRGS. Graduada em Ciências Contábeis pela FCE/UFRGS.

Ariel Behr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Administração na área de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pelo PPGA/EA/UFRGS. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração (PPGA/EA) da UFRGS.

Published

2016-05-30

How to Cite

Momo, F. da S., & Behr, A. (2016). GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): UMA SIGNIFICAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). EmRede - Distance Education Journal, 2(2), 93–113. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.52

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.