CENÁRIOS INOVADORES EM (BLENDED) ELEARNING NA SOCIEDADE DIGITAL: O CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA ONLINE DA UNIVERSIDADE ABERTA, PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.50Keywords:
Educação Online, eLearning, Formação de ProfessoresAbstract
A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.
Downloads
Metrics
References
AIRES, L.; AZEVEDO, J.; GASPAR, I.; TEIXEIRA, A. Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no ensino superior. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
BARROS, D.; HENRIQUES, S.; NEVES, C.; SEABRA, F.; MOREIRA, J. A. Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas, 2011. Disponível em: <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com>. Acesso em 15 ago. 2015.
DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação e Tecnologias, v. 1, n.1, 2008, p. 4-10.
DIAS, P. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação, Formação e Tecnologias, v. 5, n. 2, 2012, p. 3-9.
DIAS, P.; CAEIRO, D.; AIRES, L.; MOREIRA, D.; GOULÃO, F.; HENRIQUES, S.; MOREIRA oreira, J. A.; NUNES, C. Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior Público. Lisboa: UAb – Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, 2015 (não editado).
DIAS, P.; OSÓRIO, A. J. (Ed.). Aprendizagem (In) Formal na Web Social. Braga. Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011.
FILATRO, A. Design Instrucional Contextualizado. São Paulo: SENAC, 2003.
GRIFOLL, J. et al. Quality Assurance of e-Learning, Helsinki: European Association form Quality Assurance in Higher Education, 2009.
MAROCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2007.
PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
ROMISZOWSKI H. P. Avaliação no Design Instrucional e Qualidade da Educação a Distância: qual a relação? Revista Brasileira de Educação Aberta e a Distância, fev. 2004.
WIRTH, M. A. The proper study of instructional design. In: ROBERT, A.; Dempsey, J. (Eds.). Trends and Issues in Instructional Design and Technology. Boston: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 336-341.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).