AMBIENTES HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM: entre a educação presencial e a educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.477Keywords:
Tecnologias. Educação. Modalidade. Ensino.Abstract
O intuito desta pesquisa é confrontar os resultados de uma pesquisa inédita sobre Ensino a Distância (EaD) realizada em 2012 e a situação atual desta modalidade. A metodologia utilizada nos dois momentos da pesquisa foi de natureza qualitativa e cunho interpretativo, tendo como instrumento de coleta de dado um questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo utilizada a representação gráfica para facilitar as análises. No confronto dos dois momentos desta pesquisa encontra-se as preocupações, as dúvidas e a aceitação da modalidade de ensino que mistura o presencial e o virtual e ao ser confrontada com as tendências atuais, dá indícios de que existe um movimento que caminha ao encontro da superação de preconceitos e de desconhecimentos a respeito do ensino EaD e de suas vertentes. Contudo, trata-se de uma mudança de mentalidade a longo prazo, pois sua evolução atende as necessidades da sociedade.
Downloads
Metrics
References
AGÊNCIA BRASIL. Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é a 1ª opção. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao /noticia/2018-05/ensino-a-distancia-no-brasil. Acesso em: 12 abr. 2019.
CRUZ, M. L. Preconceitos em relação a Educação à Distância. Trabalho de Titulação (monografia), apresentado à Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC, 2011.
GOMES, L. F. EaD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação. Campinas, v.18, n. 1, p. 13-22, 2013.
GONÇALVES, J. C. Educação e conhecimento: o segundo nascimento do homem. 2007. Disponível em: http://aumagic.blogspot.com/2013/11/educacao-e-conhecimento-o-segundo.html. Acesso em: 24 ago. 2019.
HEINZE, A. Blended learning: an interpretive action research study. 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/8d91/ 54fc67deb0267f885d7ef5149342bb3afb0d.pdf. Acesso em:24 ago. 2019.
HYPÓLITO, D. Formação docente em tempos de mudança. 2009. Integração. Ano XIV. n. 56. jan./fev./mar. Disponível em: https://www.usjt.br/prppg/revista/integracao/ 56.php. Acesso em: 24 ago. 2019.
LIBÂNEO, J. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 2010. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MANZATO, J. A.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. 2012. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.
MARQUES, C. Ensino a distância começou com cartas a agricultores. 2004. Folha On-line. Publicado em 29/09/2004. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ folha/educacao/ult305u396511.shtml. Acesso em: 24 ago. 2019.
MATEUS F., A.J.; ORVALHO, J.G. Blended-Lerning e aprendizagem colaborativa no Ensino Superior. 2004. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2004/comunicacao/com216-225.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.
MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Avaliação do Ensino Superior a distância no Brasil. 2011. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/avaliacao.pdf. Acesso em: Acesso em: 24 ago. 2019.
OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2003.
PEREIRA, T. C; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A. C. Ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/ 2259532.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.
PINHEIRO, E.; SILVA, A. L. C.; LUIZ, M. C. Políticas públicas pós 1988: Uma leitura das políticas educacionais recentemente implementadas no Brasil. São Carlos: Ufscar Virtual, 2011.
PRADO, M. E. B. B. Educação à distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. 2011. Disponível em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto21.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.
RIBAS, J. L. C.; RODRIGUES, I. C. G.; GARCIA, I. F.; SANTOS, V. L. P. A visão da sociedade para os profissionais com formação EaD: a quebra de um paradigma. Revista on-line de política e gestão educacional, Araraquara, v.21, n.esp.3, p. 1598-1610, dez., 2017. ISSN: 1519-9029.
ROZA, J. C.; VEIGA, A. M. R.; ROZA, M. P. Educação temática digital, Campinas. v. 21. n. 1, p.202-221, 2019.
SARAIVA. T. Educação a distância no Brasil: lições de história. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2076/2045. Acesso em: 24 ago. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).