A HIBRIDIZAÇÃO COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO DO ENSINOAPRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.464Keywords:
Ensino Hibrido. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Tecnologias Educacionais. Competência de Organização.Abstract
Por reconhecer o valor da hibridização e sua capacidade em apresentar alternativas para a inovação no ensino-aprendizagem, esse artigo indica práticas de metodologias ativas e tecnologias educacionais que podem compor a dinâmica didático-pedagógica de cursos oferecidos de forma híbrida, a fim de sugerir caminhos possíveis para professores interessados em mobilizar novas formas de ensinar e aprender. Além disso, destaca quais competências e habilidades são exigidas para esse professor. As reflexões compartilhadas nesse texto são resultado de uma síntese das práticas realizadas pela autora nos últimos 14 anos no campo do ensino híbrido, bem como de leituras de referências teóricos relevantes para pesquisa em educação, como Moran, Ausubel, Vygotsky, Silberman, Bruner e Antônio Nóvoa.
Downloads
Metrics
References
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
FROES BURNHAM, Teresinha. Políticas de educação a distância no Brasil. Buscando entender o discurso oficial contemporâneo. Versão não publicada. Salvador. 2002.
BRASIL. Ministério de Educação e Comunicação do Brasil. Portaria Nº 4.059/04. [online]. Brasília, 10 dez;2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/ pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 14 mar 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. Chrysallís, currículo e complexidade: a perspectiva crítico-multirrefrencial e o currículo contemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2002.
MATURANA, H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Tradução de Cristina Magro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v.2, 2015.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. O Professor Pesquisador e Reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/ entrevistas/antonio_novoa.htm. Acesso em: 11 fev. 2013.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE- Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2017.
SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).