ENSINO HÍBRIDO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.454Keywords:
educação, ensino, ensino híbrido, licenciatura, química.Abstract
O Ensino Híbrido propicia a inclusão de tecnologias digitais no processo educativo por meio da integração do ensino presencial e online. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência de construção e implementação do Ensino Híbrido em um curso de licenciatura em Química. Trata-se de um relato de experiência estruturado nas etapas que serviram de apoio ao planejamento e à avaliação desse tipo de ensino na educação superior. A proposta mostrou-se inovadora e foi bem aceita pela equipe diretiva, professores envolvidos e alunos. Dentre as lições aprendidas, tem-se que o Ensino Híbrido é capaz de otimizar as experiências de ensino-aprendizagem, a responsabilização do estudante pelo seu aprendizado e alcance de seu projeto de vida.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, D.M. Elaboração de materiais educativos. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2017. Material/guia elaborado para a disciplina intitulada: Ações Educativas na Prática de Enfermagem.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: editora Univille, 2015.
ANDRADE, M. C. F.; SOUZA, P. R. Modelos de Rotação do Ensino Híbrido: Estações de Trabalho e Sala de Aula Invertida. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 3-16, 2016.
BASTOS, M. I. O Impacto das TIC´s na Educação: O desenvolvimento de competências em “TIC´s para a Educação” na formação de docentes na América Latina. Unesco, Brasília, abril, 2010.
BELLONI, M.L. Educação a distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
BRASIL. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial [do] União, Brasília, Distrito Federal, 31 dez. 2018. Seção I, p. 59. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/ visualiza/ index.jsp?data=31/12/2018&jornal=515&pagina=59. Acesso em: 18 ago. 2019.
CHRISTIANSEN, M. A. Inverted Teaching: applying a new pedagogy to a university organic Chemistry class. Journal of Chemical Education, v. 11, n. 91, p. 1845-1850, 2014.
COLE, J.; FOSTER, H. Using Moodle: Teaching with the Popular Open Source Course Management System. 2. ed. Estados Unidos: O´ReiLLY; 2008.
ELAY, J. B. Development and Implementation of a First-Semester Hybrid Organic Chemistry Course: Yielding Advantages for Educators and Students. Journal of Chemical Education, v. 3, n. 90, p. 303-307, 2013.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE ASSIS (FEMA). Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), campus José Santilli Sobrinho. Portaria nº 43, de 01 de outubro de 2018. Nomeia e constitui equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento e aprovação do material didático produzido na modalidade E.A.D - Ensino à Distância. Assis: IMESA, 2018.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
JACON, L. S. C. et al. Os Formadores de Professores e o Desafio em Potencializar o Ensino de Conhecimentos Químicos com a Incorporação dos Dispositivos Móveis. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 77-89, 2014.
KAHOOT. What is kahoot? 2019. Disponível em: www.kahoot.com. Acesso em: 18 ago. 2019.
LIMA-JUNIOR, C. G. et al. Sala de Aula Invertida no Ensino de Química: Planejamento, Aplicação e Avaliação no Ensino Médio. Revista Debates em Ensino de Química, v. 3, n. 2, p. 119-145, 2017. Disponível em: <http://www.journals.ufrpe.br/index.php/ REDEQUIM/article/view/1787>. Acesso em: 18 ago. 2019.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 18 ago. 2019.
REIN, K. S.; BROOKS, D. T. Student Response to a Partial Inversion of an Organic Chemistry Course for Non-Chemistry Majors. Journal of Chemical Education, v. 5, n. 95, p.797-802, 2015.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE N° 154/2017. Dispõe sobre alteração da Deliberação CEE nº 111/2012 (Diretrizes Curriculares Complementares para a Formação de Docentes para a Educação Básica nos Cursos de Graduação de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas, oferecidos pelos estabelecimentos de ensino superior). Diário Oficial [do] Estado de São Paulo, São Paulo, 01 jun. 2017. Seção I, p. 36. Disponível em: http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/cons_simples_listar.php?id_atos=72734&acao=entrar. Acesso em: 18 ago. 2019.
SEIXAS, C.A. et al. Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 65, n. 4, p. 660-666, ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n4/a16v65n4.pdf. Acesso em: 18 ago. 2019.
TEO, T. W. et al. How flip teaching supports undergraduate chemistry laboratory learning. Chemistry Education Research and Practice, v. 15, n. 4, p. 550-567, 2014.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, maio. 2014.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).