TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.445Keywords:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Alunos com deficiência, Acessibilidade digital.Abstract
As Tecnologias Assistivas (TA) são hardwares e softwares desenvolvidos para servir como ferramentas de acessibilidade digital de pessoas com deficiência. Este estudo é uma revisão bibliográfica que objetiva produzir reflexões sobre aplicabilidade de TA em processos educativos, nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA) nos cursos de Educação a Distância (EaD). Foram utilizadas as pesquisas educacionais de Vygotsky, Bronfenbrenner e Mantoan como referenciais teóricos. A escolha de uma TA, depende da avaliação por uma equipe multidisciplinar, da especificidade clínica da deficiência e as preferências do usuário. É aconselhável o AVA ser formatado com um Desenho Universal e com recursos de acessibilidade digital compatíveis aos padrões da W3C, WCAG 2.0 e eMAG.
Downloads
Metrics
References
ALVES, P. B. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Psicologia, Reflexão e Crítica. v. 10, n. 2, 1997, p. 369-373. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200013. Acesso em: 10 jul. 2019.
Acesso em 10 ago. 2018.
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 7 jun. 2018.
BERSCH, R. Tecnologia Assistiva (TA) e Processo de Avaliação nas escolas. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Recursos_Ped_Acessiveis_Avaliacao_ ABR2013.pdf. Acesso em: 7 jun. 2018.
BRASIL. Decreto 7.611, de 27 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Casa Civil. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/ decreto/d7611.htm. Acesso em: 14 jun. 2018.
BRASIL. IBGE: Censo 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2016.
BRASIL. eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. 2019. Disponível em: http://emag.governoeletronico.gov.br/. Acesso em: 21 jul. 2019
BRASIL. Lei Nº 12.527, de 18 nov. 2011 - Lei de Acesso à Informação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 7 jul. 2018.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 DE Julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 21 jul. 2019.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Grupo de Trabalho. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.
BRASIL. Viver sem Limites - Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto 7.612. 17 de novembro de 2011. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 17 jul. 2018.
CÁTALOGO NACIONAL DE PRODUTOS EM TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em: http://assistiva.mct.gov.br/. Acesso em: 22 jul. 2018.
MANTOAN, M. T. E. Educação escolar de deficientes mentais: problemas para a pesquisa e o desenvolvimento. Cadernos CEDES. v. 19, n. 46, 1998, p. 00-00. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 jul. 2018.
MELLO, M. A necessidade de equipamentos de autoajuda e adaptações ambientais de pessoas idosas dependentes vivendo na comunidade. 1998. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, São Paulo, 1998.
NUERNBERG, A. H. Contribuições de Vygotsky para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em estudo. v. 13, n. 2, 2008, p. 307-316. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000200013. Acesso em: 09 jul. 2018.
ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Salamanca. Espanha, Salamanca, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=495&id=12257 &option=com_content&view=article. Acesso em: 7 ago. 2018.
REDE ENTRE AMIGOS. Informações básicas sobre Tecnologia Assistiva. 2018. Disponível em: http://www.entreamigos.com.br/textos/tecassi/informbasic.htm Acesso em: 17 jun. 2018.
REDES SOCIAIS ADAPTÁVEIS. Facebook Adaptável. 2018. Disponível em: http://redesociaisppi.blogspot.com.br/. Acesso em: 15 jun. 2018.
SILVA, L. A. da; TURECK, L. T. Z.; ZANETTI, P. da S. VIGOTSKI E OS FUNDAMENTOS DA DEFECTOLOGIA: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. In: JORNADA DO HISTEDBR, 14., 2017, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Unioeste, 2017. p. 01 - 18. Disponível em: http://revista.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/download/282/243. Acesso em: 06 out. 2018.
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 4, 2011, p. 863-869. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000400012. Acesso em: 12 ago. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).