WEBSÉRIES COMO OBJETOS EDUCACIONAIS NA CULTURA DIGITAL: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.442Keywords:
Webséries, Objetos educacionais, Textos multimodais, MultiletramentosAbstract
Este artigo aborda o processo de construção de vídeos, desenvolvidos em forma de websérie, como objetos que utilizam textos multimodais, com o objetivo de entender a produção desses materiais para o uso em situações de ensino. A websérie intitulada ‘Pensar os Polos’ foi criada especialmente para o Curso Gestão Articulada de Polos, realizado pela Unicentro em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os vídeos compostos por animações e imagens com o uso de vários textos multimodais são interessantes, pelo seu dinamismo, já que podem ser realizados em diferentes formatos. Como metodologia de pesquisa foi utilizada a pesquisa explanatória de cunho qualitativo, tendo como pressupostos de análises os conceitos de rizoma (DELEUZE E GUATARI, 1995), de convergência (JENKINS,2009) em transversalidade com aspectos de multiletramentos e de multimodalidade.
Downloads
Metrics
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.
COPE, B.; KALANTZIS, M. A grammar of multimodality. International Journal of Learning, v. 16, n. 2, 2009.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento.In: KARWOSKI, A.M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K.S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas e União da Vitoria, PR: Kaygangue, 2008.
EL KHOURI , M M. Rizoma e educação: contribuições de Deleuze e Guattari. 2010. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/ Anais_XVENABRAPSO/ 198.%20rizoma%20e%20educa%C7%C3o.pdf. Acesso em: 10 mar 2019.
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura de convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KNUPPEL, M. A. C. Material Educacional Digital: multi/hipermodalidade e autoria. In: FRASSON, A. C. et al. (Org.). Formação de professores a distância: fundamentos & práticas. 1 ed., Curitiba, PR: CRV, 2016, v. 01, p. 65-84.
KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London/New York: Routledge, 2010.
KRESS, G. VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006.
LEMKE, J. Letramento metamidiático:transformando significados e mídias. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas: IEL/UNICAMP, 2010.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LORENZI, G. C. C; PÁDUA, T. W. de. Blog nos anos iniciais do fundamental 1: a reconstrução de sentido de um clássico. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. (Coleção Educação Linguística, v. 2).
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
PRETTO, N.de L. Uma escola sem/com futuro. São Paulo: Papirus, 1996.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola editorial, 2009.
ROJO, R. Apresentação: Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.
ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R.; MOURA, Eduardo. Vidding: leitura subversiva do cânone. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Editora Parábola, 2013.
SANCHEZ, F. (Coord.). Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. ABRAEAD-2005. São Paulo: Instituto Monitor, 2005
SERRES, M. A polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
WOOLEY, B. Virtual Worlds. A Journey in Hype and Hyperreality. Penguin Books, 1992.
XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. P. 13-67.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).