MEMES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFÂNCIA E CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.431Keywords:
Pedagogia, Infância e Consumo, Cultura Digital, MemesAbstract
Este artigo apresenta a experiência desenvolvida na oficina “Consumo e Infância” no curso de Pedagogia, cujo objetivo nuclear foi o de aprofundar a discussão em torno dos temas Contemporâneos da Educação Infantil, considerando uma compreensão crítica do ato de estudar e do fazer docente com os temas transversais e urgentes ao currículo. O foco do artigo se desdobra no espectro da cultura digital, autoria na produção de conhecimento com a teoria mimética de Ricouer e na elaboração de memes educativos. A avaliação do processo de aprendizagem foi pautado na tríplice mimese. O resultado possibilitou demonstrar que os processos de criação de conhecimento no âmbito da cultura digital, conectados aos temas contemporâneos sociais possuem grande potencial a ser explorado na educação.
Downloads
Metrics
References
AMIEL, Tel; DURAN, Maria Renata. Desafios do Trabalho com Recursos Educacionais Abertos naa Formação Inicial Docente. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.2, n.2. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/66. Acesso em fev.2019.
BORGES, Marilene. A. F. O uso da web 2.0 em cursos de educação a distância: criando novas possibilidades. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012, LISBOA. II CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CARRAHER, Terezinha N.; CARRAHER. David W.; SCHLIEMANN. Analúcia D. Na vida dez, na Escola zero. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CERNY, Roseli Zen. BURIGO, Carla C. TOSSSATI, Nayara M. O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores. Revista Educação Pública. V.25 – nº9. Pg. 341-353. Cuiabá, 2016.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo. Companhia das Letras. 2007
ESPERANÇA, Joice Araujo; RIBEIRO, Paula Costa. Comprar, querer e desejar: problematizando as narrativas de crianças dos anos iniciais . Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 2, 759-790, maio/ago. 2014 .
FONTANELLA, Fernando Israel. O que é um meme na Internet? Proposta para uma problemática da memesfera. III Simpósio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2009 - ESPM/SP - Campus Prof. Francisco Gracioso.
GIBSON, Willian. Neuromancer. 3ª Ed. São Paulo: Editora Aleph, 1991.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela 1383: taxa de alfabetização das pessoas de 10 anos ou mais de idade por sexo, 2010. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010universo.asp?o=5&i=P>. Acesso em: 06 nov. 2016.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa – São Paulo, Editora 34: 2010 (3ª edição)
MOREIRA, J. António. Cenários Inovadores em (Blended) Elearning na Sociedade Digital: O Curso de Formação para a Docência Online da Universidade Aberta, Portugal. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.5, n.1. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/50/90. Acesso em fev.2019.
PACHECO, José. TEDxUNISINOS: Experiências Inovadoras na Educação. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=reOEnY8jkjo >. Acesso em: 06 jun. 2016.
RAMALHO, José Antonio. Mídias Sociais na Prática. Campus, 2010.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RENNER, S; NISTI, M. Criança, a alma do negócio. [Filme]. Produção de Marcos Nisti, Direção de Estela Renner. Brasil, Maria Farinha Produções, 2009. AVI 700mb. (49 min). AVI. son. color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n0zK8v245oM (Doc. parcial)
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, v. I. Campinas: Papirus, 1994.
SANTA CATARINA. Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Educação a Distância. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância. Florianópolis, 2009.
SOUZA, Carlos Fabiano de. Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço.VÉRTICES, Campos dos Goytacazes, volume 15, nº 1, p. 127-148, janeiro a abril de 2013
TORI, Romero. Tecnologia e Metodologia para uma Educação sem Distância. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.2, n.2. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/64/82. Acesso em fev.2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).