QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA DO TRABALHADOR: POR UMA NOVA ECOLOGIA DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.428Keywords:
Qualificação profissional. Escola do Trabalhador. E-learning. MOOC.Abstract
A "Escola do Trabalhador" tem por finalidade oferecer cursos MOOC voltados à qualificação profissional do Trabalhador. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios educacionais, estratégias e recursos multimídias adotados na construção da proposta pedagógica da Escola do Trabalhador em suas primeiras fases de implementação entre 2017 e 2019. Conclui-se que as decisões estratégicas de adoção dos MOOC, apoiados nos princípios do e-learning, no uso do PDCA e do modelo ADDIE resultaram em um modelo de Escola Aberta para o trabalhador, acessível e atraente para um público representativo da população brasileira. O Projeto evidenciou que a Escola representa uma potente estratégia de acesso e democratização ao conhecimento.
Downloads
Metrics
References
BARRON, B. Sparking self-sustained learning: report on a design experiment to build technological fluency and bridge divides. Int J Technol Des Educ, v. 17, p. 75-105, 2007. Disponível em: https://www-cs.stanford.edu/people/eroberts/papers/IJTDE-2007/SelfSustainedLearning.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.
BICALHO, R. N. M.; LIMA, D. C. Aplicação do modelo ADDIE em cursos técnicos a distância: um relato de experiência. In: III Seminário Internacional de Educação a Distância, 2017, Rio Grande Norte. Anais [...]. Natal: IFRN, 2017.
BRASIL. Resolução Codefat nº 783, de 26 de abril de 2017. Reestrutura o Plano Nacional de Qualificação – PNQ. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério do Trabalho, [2017]. Disponível em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/ resolucao-codefat-783-2017.htm. Acesso em: 10 jun. 2018.
CANEVACCI, M. A. Comunicação entre Corpos e Metrópoles. Signos do Consumo. Revista USP, v. 1, n. 1, p. 8-20, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ signosdoconsumo/article/view/42762. Acesso em: 10 jun. 2018.
CARMO, H.; CARMO, T. M. Valor dos Massive Open Online Course (MOOC) na educação para a cidadania. Inclusão Social, Brasília, v. 10 n. 1, p. 33-48, 2016. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4171/3642. Acesso em: 26 mar. 2019.
CONOLE, G. MOOCs as disruptive technologies: strategies for enhancing the learner experience and quality of MOOCs. RED. Revista de Educación a Distancia, v. 50, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/50. Acesso em: 05 jul. 2018.
COLL. C. El curriculo escolar en el marco de la nueva ecologia del aprendizaje. Aula de innovación educativa, p. 31-36, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/20319227.pdf. Acesso em: 17 fev. 2019.
CREELMAN, A.; EHLERS, U-D; OSSIANNILSSON, E. Perspectives on MOOCs Quality – an account of the EFQUEL MOOC Quality Project. The Internacional Journal for Innovation and Quality in Learning, v. 2, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282157401_Perspectives_on_MOOC_quality-_An_Account_of_the_EFQUEL_MOOC_Quality_Project. Acesso em: 20 fev. 2019.
FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations Rome). A guide for designing and developing e-learning courses, 2011. Disponível em: http://www.fao.org/3/i2516e/i2516e.pdf. Acesso em: 17 fev. 2019.
FERNÁNDEZ, T.; DIAS, B. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. In: 24º Encontro Nacional da ANPAP, 2015, Rio Grande do Sul. Anais [...], Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/tatiana_fernandez_belidson_dias.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2008.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. Excertos, 2005. Disponível em: http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/1392215839_O%20TRABALHO%20COMO%20PRINC%C3%8DPIO%20EDUCATIVO%20NO%20PROJETO.pdf. Acesso em: 05 jul. 2018.
KENSKI, V. M. Design instrucional para cursos online. São Paulo: Editora Senac, 2015.
KUH, G. D. Guiding principles for creating seamless learning environments for undergraduates. Journal of College Student Development, v. 37, n. 2, p. 135-148, 1996. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ527218. Acesso em: 17 fev. 2019.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LITTO, F. A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento. Revista Inclusão Social, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1520/1722. Acesso em: 17 fev. 2019.
MATTAR, J. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
MILL. D. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2018.
MORENO, A. J. Cómo implementar el e-learning en los procesos de enseñanza-aprendizaje? Observatório Tecnológico, 2013. Disponível em: http://recursostic.educacion.es/observatorio/web/ca/internet/recursos-online/1089-icomo-implementar-el-e-learning-en-los-procesos-de-ensenanza-aprendizaje. Acesso em: 10 jan. 2019.
MORENO, R.; MAYER, R. Interactive Multimodal Learning Environments Special Issue on Interactive Learning Environments: Contemporary Issues and Trends. Educ. Psychol. Rev., v. 19, p. 309-326, jun, 2007. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b226/d7f2cb6983d9003234a0c9fff221d087656e.pdf. Acesso em: 05 jul. 2018.
PALANGE, I. Produção de design instrucional para EaD: aprendizagem autodirigida, aprendizagem colaborativa, conectivismo e modelo ADDIE. In: MARIA VENI KENSKI. Design Instrucional. Editora Senac: São Paulo, p. 235-275, 2015.
RAMOS, W. M. et al. Desafios e oportunidades na criação de uma Escola Virtual para o Trabalhador Brasileiro. In: XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD e IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2018, Rio Grande do Norte. Anais [...], Natal: UFRN. Disponível em: https://esud2018.ufrn.br/wp-content/uploads/187511_1ok.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
RIBEIRO, L. O. M.; CATAPAN, A. H. Plataformas MOOC e redes de cooperação na EaD. Revista em Rede, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/ index.php/emrede/article/view/297. Acesso em: 17 abr. 2019.
SANTO, E. E. et al. Desafios pedagógicos na implantação de cursos MOOC: um relato de experiência na UFRB. Revista em Rede, v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/53. Acesso em: 17 abr. 2019.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. 1998. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/files/demerval%20saviani.pdf. Acesso em: 05 jul. 2018.
SHARPLES, M. Seamless learning despite context. In: Wong, Lung-Hsiang; Millard, Marcelo Milad Marcus Specht (org.). Seamless Learning in the Age of Mobile Connectivity. Singapore: Springer Science+Business Media, 2015.
SILVA, E. L; CUNHA, M. V. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ci. Inf., v. 31, n. 3, p. 77-82, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ci/v31n3/a08v31n3.pdf. Acesso em: 02 dez. 2018.
STANTON, N.; STAMMERS, R. B. Learning styles in a nonlinear training environment. In: MCALEESE, R.; GREEN. C. (orgs.). Hypertext: State of the Art. Oxford: Intellect, 1990.
TECMINHO. Carta da qualidade para o E-learning em Portugal, Portugal, p. 1-12, 2014. Disponível em http://www.panoramaelearning.pt/wp-content/uploads/2014/12/Carta_da_Qualidade_elearning.pdf. Acesso em 10 jul. 2018.
TILVE, D. F.; NÚÑEZ, Q. Á.; FERNÁNDEZ , R. M. E-learning: otra manera de enseñar y aprender en una universidad tradicionalmente presencial. estudio de caso particular. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 17, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/567/56729527016.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.
TORRENT-SELLENS, J.; FICAPAL-CUSÍ, P.; BOADA-GRAU, J. E-learning, vocational training and employability for the unemployed: survey design and validation. eLC Research Paper, v, 9, p. 35-44, 2014. Disponível em: http://elcrps.uoc.edu/elcrps/index.php/ elcrps/article/view/2484.html. Acesso em: 10 jan. 2019.
VASCONCELOS, R.; AMORIM, M. Qualificação profissional no Pronatec e as demandas do neodesenvolvimentismo lulo-petista: formação voltada para empregabilidade. Trabalho necessário. v. 16, n. 30, p. 129 -155, 2018. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/10090/7021. Acesso em: 20 dez. 2018.
VIANNA, Y. et al. Gamification, Inc: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV, 2013.
WERKEMA, M.C.C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.
WONG, L.H.; LOOI, C.K. What seams do we remove in mobile assisted seamless learning? A critical review of the literature. Computers and Education, Amsterdam, v. 57, n. 4, p. 2364-2381, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/ article/pii/S0360131511001369. Acesso em: 20 dez. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).