O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE NA CONSTRUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA EM CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.426Keywords:
tecnologia digital em rede, educação a distância, construção e difusão do conhecimento,Abstract
Apresenta resultados de pesquisa sobre o uso das Tecnologias Digitais em Rede (TDR) por estudantes de disciplinas a distância em cursos presenciais de graduação. Neste recorte, são abordadas as interfaces de maior utilização no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as TDR fora do AVA, utilizadas de forma autônoma pelos estudantes. Desenvolve referencial teórico sobre TDR (LÉVY, LIMA JR, SANTAELLA), apresenta a metodologia da pesquisa e os instrumentos de análise (YIN, STAKE). Como contribuição, aponta para a necessidade de reflexão sobre o uso das interfaces disponíveis no AVA, considerado um espaço de pouca autonomia pelos estudantes em relação a outras TDR fora dele; e para um perfil de estudante mais consumidor do que produtor de conteúdo digital em rede.Downloads
Metrics
References
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LÉVY, P. Cibercultura. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA Jr, A. Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, BA: FUNDESF, 2005.
LUZ, D. V. O. da. Autonomia Discente para a construção do conhecimento: o uso das tecnologias digitais em rede no contexto da modalidade a distância em cursos presenciais. 156 fls. 2018. Dissertação (Mestrado) – Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.
PRENSKY, M. O aluno virou o especialista. Entrevista para a Revista Época. 2010. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI153918-15224,00-MARC+PRENSKY+O+ALUNO+VIROU+O+ESPECIALISTA.html. Acesso em: 19 set. 2017
SALES, K. et al. Desenhos pedagógicos para a educação a distância: experiências vivenciadas na Graduação, Pós-graduação e Extensão na na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. In: SOUSA, A. H. de et al. (Orgs.). Práticas de EAD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. ABRUEM, 1ª ed. Florianópolis: Editora UDESC, 2015, p. 277-286.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?. ReCeT - Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. v. 2, n. 1. 2010. p. 17-22. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852. Acesso em: 19 set. 2017.
STAKE, R. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Artmed, 2011.
VERASZTO, E., et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM - Revista de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação, n. 7, Universidade de Aveiro: Portugal, 2008. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/681. Acesso em: 06 mar. 2017.
YIN, R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).