IMAGINÁRIOS DA DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.425Keywords:
formação, imaginário, tecnologia, virtual, docência,Abstract
Neste texto, toma-se como pressuposto que a formação de um docente, independentemente da modalidade, carrega as mesmas angústias que, historicamente, afligem a profissão. Do questionamento sobre os imaginários da docência emergentes no ambiente virtual de aprendizagem, reflete-se sobre o constituir-se professor(a) pela internet, e assim buscam-se as potencialidades e os perigos que rondam essa formação, mediatizada pela internet. Rastreiam-se conceitos como Imaginário educacional (ARAÚJO, 2010), Tecnologias do Imaginário (SILVA, 2006) e formação de professores (GUSDORF, 1967). Por fim, reconhece-se, em parte, a racionalização tecnicista dos processos, que podem conduzir a constituição de imagens da docência voltadas à formação de um técnico.
Downloads
Metrics
References
ARAÚJO, A. F. R. de A. Quando o imaginário se diz educacional. Revista brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, set./dez., 2010.
BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2003.
DOSSIÊ - Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/indexE.jsf/. Acesso em: 20 fev. 2019.
DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DURAND, G. O Imaginário. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.
DURAND, G. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
GUSDORF, G. Professores para quê? Lisboa: Morais Editora, 1967.
HENTGES, A. Imaginários fermentadores de educação nas rodas de capoeira Angola do ACCARA: Elementos de uma educação circular. 2016. 144 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
MARQUES, M. O. A formação do profissional da Educação. Ijuí: UNIJUÌ, 1992.
SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
TEIXEIRA, M. C. S.; ARAÚJO, A. F. Gilbert Durand: imaginário e educação. Niterói: Intertexto, 2011.
WUNENBURGER, J.; ARAÚJO, A. F. Introdução ao Imaginário. In ARAÚJO, Alberto Filipe. BAPTISTA, Fernando Paulo. Variações sobre o Imaginário – domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).