FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.39Keywords:
Educação a distância, Docência, FormaçãoAbstract
Ao se pensar sobre os processos educativos, epistemológicos e de mediação da Educação a Distância (EaD), podem surgir questionamentos como: Quem atua como docente na EaD? Quais suas experiências nesta modalidade? Que conhecimentos são necessários para atuação docente na EaD? Tais questionamentos orientam este artigo que, em um primeiro momento, tece reflexões acerca da docência universitária, da formação do docente universitário e das suas experiências com a modalidade a distância para então chegar a uma proposta de formação docente para atuar na EaD pautada em aspectos afetivos, da linguagem, tecnológicos e pedagógicos. A partir da discussão e caracterização destes aspectos interdependentes e imbricados na ação e na formação docente para atuar na EaD, compreende-se a EaD não apenas como modalidade educacional, mas também como campo epistemológico no qual agregam-se, fundem-se e produzem-se teorias e conhecimentos sobre relações do ensinar e do aprender.Downloads
Metrics
References
BECKER, F. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. In: Karkotli, G. Metodologia: Construção de uma Proposta Científica. Curitiba: Camões, 2008.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 09 ago. 2012.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede. 2006. Disponível em: http://www.unilago.com.br/arquivosdst/24983MarceloBuzato%20-%20letramento%20digital%20e%20formacao%20de%20profs%20@.pdf. Acesso em: 17 mar. 2014.
CUNHA, A. L. A Interação na Educação a Distância: Cuidados com o Uso da Linguagem em Cursos OnLine. 4º Seminário Internacional de Educação a Distância - Associação Brasileira de educação a Distância - ABED. 2006. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc011.pdf. Acesso em: 21 abr. 2014.
ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: _________ (org.). A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 09-28.
MATTAR, J. Tutoria e Interação em educação a distância. São Paulo: Editora Cengage Learning. 2012.
MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
MONTEIRO, A. F.; MOURA, A. C. de O. S. de; VANIEL, B. V. Tutoria a Distância: Afetiva e Efetiva. In: VANIEL, B. V.; JELINEK, K. R. Tutor/autor: experiências e saberes. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.Coleção Cadernos pedagógicos da EaD. v. 11, p. 25-39. Disponível em: http://www.sead.furg.br/index.php/sead/cadernos-pedagogicos. Acesso em: 21 abr. 2014.
MOURA, A. C. de O. S. de. Aprender na experiência do escrever. Projeto de Tese. Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2013.
MOURA, A. C. de O. S. de; VANIEL, B. V.; MONTEIRO, A. F. Experiências e Recorrências na Alfabetização Digital. In: VANIEL, B. V.; JELINEK, K. R. Tutor/autor: experiências e saberes. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. Coleção Cadernos pedagógicos da EaD. v.11, p. 09-23. Disponível em: http://www.sead.furg.br/index.php/sead/cadernos-pedagogicos. Acesso em: 21 abr. 2014.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. III, p.05-14, set. 1997. Disponível em; http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50/46. Acesso em: 10 maio 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. O docente do ensino superior. In: __________. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010. p. 177-200.
PRETI, O. Bases epistemológicas e teorias em construção na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT, 2002. Disponível em: http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/bases_epistemologicas.pdf. Acesso em: 27 abr. 2014.
PRETTO, N. DE L.; RICCIO, N. C. R. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n37/a10n37.pdf. Acesso em: 10 maio 2011.
RODRIGUES, S. C.; MARASCHIN, C.; LAURINO, D. P. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 30, p. 235 - 244, jan-jun 2008.Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf. Acesso em: 04 mar. 2010.
SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acesso em: 14 abr. 2014.
TIIJIBOY, A. V.; PEREIRA, E. A.; WOICIECHOSKI, L. R. Interação com Afeto: Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n 1, jul. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13986. Acesso em: 14 abr. 2014.
ZABALZA, M. A. Formação do Docente Universitário. In: __________. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 145-180.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).