FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA

Authors

  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Maria Simone Martins Hornes Batista Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Sabrina Amaral Pereira Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.39

Keywords:

Educação a distância, Docência, Formação

Abstract

Ao se pensar sobre os processos educativos, epistemológicos e de mediação da Educação a Distância (EaD), podem surgir questionamentos como: Quem atua como docente na EaD? Quais suas experiências nesta modalidade? Que conhecimentos são necessários para atuação docente na EaD? Tais questionamentos orientam este artigo que, em um primeiro momento, tece reflexões acerca da docência universitária, da formação do docente universitário e das suas experiências com a modalidade a distância para então chegar a uma proposta de formação docente para atuar na EaD pautada em aspectos afetivos, da linguagem, tecnológicos e pedagógicos. A partir da discussão e caracterização destes aspectos interdependentes e imbricados na ação e na formação docente para atuar na EaD, compreende-se a EaD não apenas como modalidade educacional, mas também como campo epistemológico no qual agregam-se, fundem-se e produzem-se teorias e conhecimentos sobre relações do ensinar e do aprender.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Bolsista CAPES. Oceanóloga e Mestre em Educação Ambiental, ambos pela FURG. Graduanda de Pedagogia, Universidade Norte do Paraná. Tutora do Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG.Docente das Especializações em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e em Educação Ambiental, Universidade Aberta do Brasil/FURG.

Maria Simone Martins Hornes Batista, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Mestre em Engenharia Oceânica, licenciada em Matemática e com graduação em Engenharia Civil, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tutora no Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância – SEaD/FURG.

Sabrina Amaral Pereira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, com graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Técnica de Laboratório pelo Instituto de Ciências Biológicas/FURG e Tutora no Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância – SEaD/FURG.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Mestre em Ciências da Computação (UFRGS). Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: Instituto de Estatística,Matemática e Física; Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – CNPq.

References

BECKER, F. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. In: Karkotli, G. Metodologia: Construção de uma Proposta Científica. Curitiba: Camões, 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 09 ago. 2012.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede. 2006. Disponível em: http://www.unilago.com.br/arquivosdst/24983MarceloBuzato%20-%20letramento%20digital%20e%20formacao%20de%20profs%20@.pdf. Acesso em: 17 mar. 2014.

CUNHA, A. L. A Interação na Educação a Distância: Cuidados com o Uso da Linguagem em Cursos OnLine. 4º Seminário Internacional de Educação a Distância - Associação Brasileira de educação a Distância - ABED. 2006. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc011.pdf. Acesso em: 21 abr. 2014.

ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: _________ (org.). A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 09-28.

MATTAR, J. Tutoria e Interação em educação a distância. São Paulo: Editora Cengage Learning. 2012.

MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

MONTEIRO, A. F.; MOURA, A. C. de O. S. de; VANIEL, B. V. Tutoria a Distância: Afetiva e Efetiva. In: VANIEL, B. V.; JELINEK, K. R. Tutor/autor: experiências e saberes. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.Coleção Cadernos pedagógicos da EaD. v. 11, p. 25-39. Disponível em: http://www.sead.furg.br/index.php/sead/cadernos-pedagogicos. Acesso em: 21 abr. 2014.

MOURA, A. C. de O. S. de. Aprender na experiência do escrever. Projeto de Tese. Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2013.

MOURA, A. C. de O. S. de; VANIEL, B. V.; MONTEIRO, A. F. Experiências e Recorrências na Alfabetização Digital. In: VANIEL, B. V.; JELINEK, K. R. Tutor/autor: experiências e saberes. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. Coleção Cadernos pedagógicos da EaD. v.11, p. 09-23. Disponível em: http://www.sead.furg.br/index.php/sead/cadernos-pedagogicos. Acesso em: 21 abr. 2014.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. III, p.05-14, set. 1997. Disponível em; http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50/46. Acesso em: 10 maio 2012.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. O docente do ensino superior. In: __________. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010. p. 177-200.

PRETI, O. Bases epistemológicas e teorias em construção na educação a distância. Cuiabá, NEAD/UFMT, 2002. Disponível em: http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/bases_epistemologicas.pdf. Acesso em: 27 abr. 2014.

PRETTO, N. DE L.; RICCIO, N. C. R. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar, Curitiba, n. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n37/a10n37.pdf. Acesso em: 10 maio 2011.

RODRIGUES, S. C.; MARASCHIN, C.; LAURINO, D. P. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 30, p. 235 - 244, jan-jun 2008.Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf. Acesso em: 04 mar. 2010.

SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acesso em: 14 abr. 2014.

TIIJIBOY, A. V.; PEREIRA, E. A.; WOICIECHOSKI, L. R. Interação com Afeto: Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n 1, jul. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13986. Acesso em: 14 abr. 2014.

ZABALZA, M. A. Formação do Docente Universitário. In: __________. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 145-180.

Published

2015-10-09

How to Cite

de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., Martins Hornes Batista, M. S., Amaral Pereira, S., & Pereira Laurino, D. (2015). FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA. EmRede - Distance Education Journal, 2(1), 155–167. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.39

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.