ENSAIO TEÓRICO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.389Keywords:
Design Instrucional Contextualizado, Sequência Fedathi, Taxonomia de Bloom, Material Didático, EaD Online.Abstract
Mostrar as principais confluências entre os conceitos: o Design Instrucional Contextualizado (DIC), uma metodologia de produção; a Taxonomia de Bloom (TB), uma taxonomia de objetivos educacionais de ensino/aprendizagem; a Sequência Fedathi (SF), uma metodologia de ensino, para servirem de base na produção/elaboração de material didático para Educação a Distância (EaD) online. Como problema principal desse ensaio teórico, tem-se: Qual é a relação entre os conceitos de DIC e as estratégias didáticas (SF e TB) na produção/elaboração de material didático? Uma das conclusões apontou que há confluências entre esses conceitos, por haver nas etapas do DIC a possibilidade da ocorrência da seleção de estratégias didáticas (TB e SF) para a produção/elaboração de material didático para EaD.
Downloads
Metrics
References
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. R.; BLOOM, B. S. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of bloom’s taxonomy of educational objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2007.
BRAGA, C. B. Didatic: um ambiente de produção de conteúdo didático digital para educação a distância. Dissertação (Mestrado profissional em computação aplicada) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2008.
BORGES NETO, H. (Org.). et al. Sequência fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: UFC, 2013.
BORGES NETO, H. Sequência fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017a.
BORGES NETO, H. Sequência fedathi além das ciências duras. Curitiba: CRV, 2017b.
CHURCHES, A. Bloom's digital taxonomy. 2009.
FILATRO, A. CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
GUEDES, J. F. Produção de material didático para ead no curso de licenciatura em matemática: o caso da UAB/IFCE. 2011. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2011.
JOYE, C. R. Didáticas e metodologias do ensino médio e da educação profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.
MOREIRA, M. M. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência fedathi: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2014.
MOREIRA, M. M. et al. Uso do material didático da disciplina de Cálculo I com base na metodologia de ensino sequência fedathi (sf): o caso da licenciatura em matemática do IFCE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13, 2, 2016, São João del Rei. Anais [...] São João del Rei, 2016.
MOREIRA, M. M. et al. A sequência fedathi na produção do material didático de matemática: estudo de caso do IFCE. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, v.12, p. 8-17, 2018.
MOREIRA, M. M. et al. Ensaio teórico sobre elaboração de material didático de matemática para ead online: estratégias didáticas em foco. In: XVIII Congresso de História da Educação do Ceará, 2018, Sobral. Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro. Fortaleza: UFC, 2018.
SCHMIDLIN, I. O. M. Presença em educação a distância: o caso dos cursos superiores da UAB/IFCE. 2013. Dissertação (Mestrado acadêmico em educação) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).