EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA SISTEMAS PRISIONAIS: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA EaD NA ESCOLA DA PRISÃO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.385Keywords:
Educação Libertadora e Significativa. Educação a Distância, Educação em Rede, Educação Prisional, Sistema Prisional.Abstract
Esta pesquisa teve como proposta para seu desenvolvimento a problematização da infraestrutura das escolas prisionais para a implementação da Educação a Distância em seus espaços e, como produto desse estudo, apresentou um Manual sobre Viabilidades Técnicas de Infraestrutura necessárias para implementação da EaD nas Escolas do Sistema Prisional. O aporte teórico e técnico foi desenvolvido em torno das possibilidades, lacunas e os limites da EaD dentro do Sistema Prisional - no que tange as (re)configurações e (re)adaptações dos espaços das escolas prisionais, atendendo a realidade de infraestrutura que essa escola verdadeiramente dispõe, a sua “infraestrutura possível”.
Downloads
Metrics
References
AMORIM-SILVA, K. O. Educar em prisões: um estudo na perspectiva das representações sociais. Belo Horizonte, 2016, p. 193. Dissertação (Mestrado EM Conhecimento e Inclusão Social) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
ARROYO, M. Os jovens, seu direito a se saber e o currículo. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; & MAIA, C. L. (Org.). Juventude e Ensino Médio: Sujeitos e Currículos em Diálogo. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2014.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
BRASIL. Lei 7.210/84 – Lei de Execução Penal. 1984. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2018.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. v.1. Paz e Terra. São Paulo, 1999.
FERREIRA, M. M. et al. Educação do Sujeito Preso: perspectivas e reflexões a partir da Lei 12.433/11. Belo Horizonte, 2013, p. 74. Trabalho de conclusão (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas, Belo Horizonte, 2013.
______. Educação a distância para sistemas prisionais: um estudo sobre viabilidades técnicas de infraestrutura necessária para implementação da educação em rede nas escolas do sistema prisional. 2016. 121 f. Dissertação - (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-AREJJ4>. Acesso em: 21 set. 2018.
______ et al. (Orgs.). Estudo sobre tipos e gêneros de textos: no contexto da grande Belo Horizonte. Material didático para o ensino da leitura e escrita. Carolina do Norte: Lulu Publish, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. São Paulo, 1999.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Vozes. Petrópolis, 1997.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional. INFOPEN/2014 - Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - Jun/2014. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018.
______. DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional. INFOPEN/2016 - Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - Jun/2016. Santos, T. (Org.). 65 p. Brasília, 2017. Disponível em: <http://depen.gov.br>. Acesso em: 20 jul. 2018.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem com novas tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, v. 3, n. 1. Porto Alegre, 2002. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862>. Acesso em: 20 jul. 2018.
______. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus. São Paulo, 2009.
NUNES, I. B. Noções de educação à distância. Revista educação à distância. v. 3, 4 e 5. Brasília: INED. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/2010/artigos_teses/EAD/NOCOESEAD.PDF>. Acesso em: 12 fev. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).