UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DE ALUNOS EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.384Keywords:
Educação a distância, Evasão em educação a distância, Educação continuada a distância, Educação em saúde indígenaAbstract
O presente artigo visa identificar os motivos que levaram alunos a abandonar o curso de Especialização em Saúde Indígena ofertado a distância pela Universidade Federal de São Paulo. Alunos evadidos indicaram motivos do abandono e modificações que poderiam ter evitado essa situação. Falta de tempo e dificuldade de acesso à internet foram as principais causas identificadas; já flexibilidade nos prazos de entrega das atividades foi a principal modificação indicada. Esses pontos podem ser associados às particularidades da atuação profissional dos participantes e devem ser considerados pelo curso para o melhor atendimento ao seu público-alvo e, consequente, formação adequada de profissionais para atuação no atendimento em saúde a populações indígenas.Downloads
Metrics
References
ABED Associação Brasileira de Educação a Distância. EaD no Brasil em 2013. In: ABED (Org.). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2014. p. 65-109. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/ midiateca/censo_ead/1272/2014/10/censoead.br_2013/2014>. Acesso em: 30 abr. 2018.
BARUZZI, R., G. A Universidade na Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: a experiência do Projeto Xingu da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Saúde e Sociedade, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0104-12902007000200019&script=sci_arttext>. Acesso em: 30 abr. 2018.
BRASIL. Decreto n.º 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 jun. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/ D5800.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018.
FAVERO, R., V., M.; FRANCO, S. R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. Novas tecnologias na educação, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14295/8212>. Acesso em: 30 abr. 2018.
FRANKOLA, K. Why online learners dropout. Workfource Management, 2001. Disponível em: <http://www.workforce.com/article/20010603/NEWS02/ 306039996/why-online-learners-drop-out>. Acesso em: 30 abr. 2018.
GARBE, G. G.; RAMOS, M. P.; SIGULEM, D. Sucesso e evasão em cursos de especialização a distância. Laplage em revista, v. 3, p. 77-93, 2017.
HOLDER, B. An investigation of hope, academics, environment, and motivation as predictors of persistence in higher education online programs. Internet and Higher Education, 2007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S1096751607000528>. Acesso em: 30 abr. 2018.
OLIVEIRA. L. S. de S. Xingu (1997 – 2001). In: BITTENCOURT, M.; TOLEDO, M. E., ARGENTINO, S.,
OLIVEIRA. L. S. de S. Acre, Rio Negro e Xingu – A formação indígena para o trabalho em saúde. [S.l]: [s.n.], [s.d.]. p. 89-116.
NISTOR, N.; NEUBAUER, K. From participation to dropout: quantitative participation patterns in online university courses. Computers & Education, 2010. 663-72. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S0360131510000692>. Acesso em: 30 abr. 2018.
PARK, J.,H., CHOI, H., J. Factors influencing adult learners’ decision to drop out or persist in online learning. Education Technology & Society, 2009. 07-17. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/152d/ 86fbe09ce4d476277b2dfacc38f85b2e2754.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.
SISUAB [sistema de gestão na Internet]. Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; 2013 [acesso restrito]. Disponível em: <http://sisuab.capes.gov.br/sisuab>. Acesso em: 10 mar. 2017.
STREET, H. Factors influencing a learner’s decision to drop-out or persist in higher education distance learning. Online Journal of Distance Learning Administration, 2010. Disponível em: <http://www.westga.edu/~distance/ojdla/winter134/ street134.html>. Acesso em: 30 abr. 2018.
WILLIGING, P. A.; JOHNSON, S. D. Factors that influence students’ decision to dropout of online courses. Journal of Asynchronous Learning Networks, 2009. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/PDFS/EJ862360.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).