CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.382Keywords:
Teoria da Distância Transacional, educação Musical a distância, tecnologias da informação e comunicação,Abstract
Este artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional proposta por Michael Moore e a Formação Docente. Com intuito de apresentar as contribuições dessa Teoria e de suas variáveis na formação do educador musical a distância, empreendemos, como procedimento metodológico, um estudo bibliográfico evidenciando a importância do diálogo, da estrutura e da autonomia. Para tanto, realizamos um levantamento da Teoria da Distância Transacional e da Educação Musical tendo como recorte analítico duas teses de doutorado. Concluímos que com as tecnologias de informação e comunicação, a própria Teoria da Distância Transacional pode ser ampliada, com a exploração de outras variáveis de ensino e aprendizagem, acrescentando novas possibilidades às variáveis já estabelecidas por Moore.
Downloads
Metrics
References
BAUM, W. M. Compreender o Behaviorismo. Comportamento, cultura e evolução. Tradução de Maria Teresa Araujo Silva; Maria Amélia Santos; Gerson Yukio Tomanari. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2006.
CARVALHO, I. A. Potencialidades e limites de uma disciplina do curso de Educação Musical a distância na UFSCar. 2010. 213f. Tese (Doutorado em Educação)-Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar, São Carlos, 2010.
DIEHL, W. C.; CHARLES A. WEDEMEYER Visionary Pioneer of Distance Education. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education. 3rd ed. New York: NYRoutledge, 2013. p. 38-48.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GOHN, D. Tecnologias digitais para Educação musical. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
HENDERSON FILHO, J. R. Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online. 2007. 250f. Tese (Doutorado em Música)-Instituto de Artes, UFRGS, Porto Alegre, 2007.
KRÜGER, S. E. Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 14, p. 75-89, mar. 2006.
MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education 3rd ed. New York, NY: Routledge, 2013.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada.Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
______. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online.3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MOORE, M. G. The Theory of Transactional Distance. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education. 3rd ed. New York: NYRoutledge, 2013. p. 66-87.
MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Publicado In: KEEGAN, D. (1993) Theoretical Principles of Distance Education. Tradução de Wilson de Azevedo, revisão de tradução de José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v.1, ago. 2002. (Tradução de: Theoretical Principles of Distance Education)
SABA, F. Distance Education Theory, Methodology, and Epistemology: A Pragmatic Paradigm In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates 2003. p. 03-20.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).