REDES SOCIAIS E MOOCs: ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.38Keywords:
Mídia digital. Educação a distância, MOOC, Educação em redeAbstract
Este artigo objetiva explorar as relações contemporâneas entre mídia e educação, com foco específico nas redes sociais virtuais. Para tanto, adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada para buscar, sob uma perspectiva interdisciplinar, as principais características deste espaço de ensino-aprendizagem. Assim, no trabalho são apresentados elementos constituintes do atual contexto socioeconômico e tecnológico, um breve histórico das redes, bem como sua relação com a educação
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, R. Q. O leitor navegador. In SILVA, E. T. A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003.
ANDRADE, A. F. D.; VICARI, R. M. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, Marco (org). Educação On-line. São Paulo: Loyola, 2003. p. 255-270.
BARAN, P. On distributed communications. 1964. Disponível em <http://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/research_memoranda/2006/RM3420.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2014.
BITTENCOURT, D. F. A construção de um modelo de curso “lato sensu” via internet – a experiência com o curso de especialização para gestores de instituições de ensino técnico UFSC SENAI. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta99/denia/>. Acesso em: 12 abr. 2013.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
CHAVES, E. Palestra. Disponível em: <http://www.elearningbrasil.com.br/congresso/2011/agenda/sessoes/22_tarde_yukon_01.asp>. Acesso em: 10 mai.2013.
DOTTA, S. Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC. 2011. p. 610-619.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Lévy, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço, Loyola, 2000.
MACIEL, I. M.. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/283/boltec283e.htm>. Acesso em: 02 Agosto 2012.
McAULEY, A. Massive open online courses: Digital ways of knowing and learning. Elearnspace, 2010.
McLAUGHLIN , B. P. – The rise and fall of British emergentism. In: Emergence –
contemporary readings in philosophy and science. Ed. Mark A. Bedau e Paul
Humphreys. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2008
MATTAR, J. O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem. Disponível em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/trab/jamn.pdf>. Acesso em: 04 mai de 2013.
MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MATTAR, J., VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2008
MAZMAN, G.; USLUES, Y; USLUEL, K. The usage of social networks in educational context. In: Proceedings of world academy of science, engineering and technology. Vol. 37, p. 404–407, 2009.
MELO FILHO, I. J. E. A. Percepção social em “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): Identificando necessidades para o LMS Amadeus. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, n. 3, p. 29-41, 2011.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. V. 3, n. 1, 2000.
OLIVEIRA, E. A.; TEDESCO, P.. i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)”. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, n. 1, p. 17-31, 2010.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympo , 9ª edição, 1988
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2006.
RECUERO, Raquel. Comunidades virtuais em redes sociais na internet: uma proposta de estudo. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SARTORI, A.S. ―Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line‖, Tubarão, Ed. Unisul, 2005.
SERRÃO, T. et al. Construção Automática de Redes Sociais Online no Ambiente Moodle. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC, 2011. p. 924-933
SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace: learning, networks, knowledge, technology, community. Notícia publicada em 25 jul. 2012. Disponível em: <http://www.elearnspace.org/blog/2012/07/25/moocs-are-really-a-platform/>. Acesso em: 10 maio. 2014.
SILVA, P. R.; A importância da capacitação do professor na apresentação das teleaulas e utilização da produção audiovisual em ead. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/160.pdf>. Acesso em: 28 abril. 2014.
SIMON, R. M. Redes sociais virtuais e novas formas de aprendizado: um estudo de caso no curso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) da UFSC. 2013. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, Departamento de Campus Araranguá, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2013.
SOUZA, M.V. et al. MÍDIAS SOCIAIS, AVAS e MOOCs: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM REDE. ICBL 2013: – International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning, Florianópolis, v. , n. , p.183-190, nov. 2013. Disponível em:<http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution62_a.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
SOUZA, M.V. Redes informatizadas de comunicação: a teia da rede internacional DPH. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.
TEIXEIRA FILHO, J. Comunidades virtuais: como as comunidades de práticas na Internet estão mudando os negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2002.
TEIXEIRA, E; MEDEIROS, F. P. A. D; GOMES, A. S. Microblogging como estilo de interação e colaboração em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC, 2011. p. 956-959.
TÔRRES, J. J. M. Ciência da complexidade: uma nova visão de mundo para a educação. Disponível em: <http://www.otium.net.br/Arquivos/2010-Banner-Julio-Ciencia.pdf>. Acesso em: 12 maio 2013.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).