TRABALHO DOCENTE NA EAD: PERFIL E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.378Keywords:
educação a distância, docência virtual, saberes docentes, trabalho docenteAbstract
Estudos recentes apontam que os saberes que servem de base para a atividade docente são incorporados e modificados pelos professores em seus processos de vida, de formação e no contexto de trabalho. Nesse cenário, o presente artigo apresenta os resultados de uma investigação que identificou o perfil dos professores que atuam na EAD da Unisul, bem como conheceu suas percepções sobre como esse trabalho contribuiu para a reflexão sobre suas práticas docentes. Trata-se de um estudo de caso, sendo os sujeitos 142 professores que atuam em cursos de graduação a distância. Constatou-se que a maior parte dos professores expressou ter realizado mudanças em sua prática docente presencial a partir da experiência na EAD, especialmente em relação ao uso das TIC e à avaliação da aprendizagem.Downloads
Metrics
References
CERNY, Roseli Zen; LAPA, Andréa Brandão. Certezas e Sentidos da Docência na EaD. In: ALONSO, K. M.; ROCHA, S. A. (Orgs.). Políticas públicas, tecnologias e docência: educação a distância e a formação do professor. Cuiabá: EdUFMT, 2013. Versão eletrônica (epub).
CERNY, Roseli Zen. Avaliação da aprendizagem na educação a distância. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80454. Acesso em 8 jan. 2018.
CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. Tutoria virtual como ampliação da docência. In: Unirede. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD. Florianópolis, 2014.
CONOLE, Gráinne. O Uso da Tecnologia em Educação a Distância. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a Distância Online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015.
CORRÊA, André G.; MILL, Daniel. Análise da percepção do docente virtual no ensino de música pela educação a distância. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 38, n.4, p. 425-436, out.-dez., 2016. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/3033/303347027010.pdf. Acesso em 15 fev. 2018.
COSTA, Fernando Albuquerque. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ALMEIDA, M. E. B. de; DIAS, P.; SILVA, B. D. da. (Orgs.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.
CUNHA, Maria Isabel da. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira e Marin, 2014.
FORTE, Vanessa de Carvalho. Professores que atuam na educação a distância: qual a natureza da sua formação docente e a relação desta com o seu desenvolvimento profissional? Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. ENDIPE - livro 2. Fortaleza: UECE, 2014.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
MANTOVANI, Ana Margô. A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital: práticas e possibilidades pedagógicas. Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola. ENDIPE - livro 1. Fortaleza: UECE, 2014.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação. N. 8, 2009b, pp. 7-22. Disponível em: http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/docs/Carlosmarcelo_Desenv_Profissional.pdf. Acesso em 5 abr. 2018.
MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de Camargo; OLIVEIRA, Márcia R. G. de. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de Camargo; OLIVEIRA, Márcia R. G. de (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de Camargo; OLIVEIRA, Marcia R. G. de. Trabalho docente na educação contemporânea: saberes e prática pedagógica presencial e virtual. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2015.
MILL, Daniel; BATISTA, Viviane L. L. Estratégias de organização dos estudos na educação virtual pela visão dos estudantes. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS, Edmea. Saberes da docência online: dialogando com a epistemologia da prática e com os saberes dos professores-tutores da UERJ-CEDERJ. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano. Educação a Distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
SILVA, Karina Fernanda da; PEDROSA, José Geraldo. Modelos de tutoria para educação a distância de nível superior. In: Anais do SIED/EnPED 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1950. Acesso em 8 mai. 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
WILL, Daniela E. Monteiro e outros. Avaliação da aprendizagem na educação a distância: reflexões a partir da experiência da Unisul Virtual. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).