APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.377Keywords:
Docência virtual, Educação a Distância, aprendizagem da docência, saberes docenteAbstract
O artigo apresenta a temática “Aprendizagem da docência para a Educação a Distância (EaD)”, como fruto de um estudo bibliográfico que objetivou caracterizar a prática e os saberes docentes nessa modalidade. Assim, explorou-se a literatura científica (em livros acadêmico-científicos, artigos científicos, teses, dissertações etc.) para identificar mudanças na docência, especialmente quando é mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como resultado do processo de análise dos materiais, foram agrupados e caracterizados elementos importantes para uma reflexão teórica sobre a docência virtual, tais como: formação dos docentes virtuais, seus saberes, suas dificuldades e estratégias de trabalho na Educação a Distância.
Downloads
Metrics
References
BARROS, D. M. V.; SIMÕES, P. Educação a distância e as novas estratégias pedagógicas: ferramentas da Web 2.0 e estilos de aprendizagem. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 275 - 304.
BERNARDI, M. Prática pedagógica em EAD: Uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores. 200f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
CASTRO, R. M. Tutoria a Distância do curso de Pedagogia da UAB/UEMG. In: NEVES, I. S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: EdUEMG, 2016, p. 175-182.
FAGUNDES, A.C. Desafios e perspectivas da EAD/UEMG. In: NEVES, I. S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: EdUEMG, 2016, p. 183-190.
FEITOZA, C. J. A. Trabalho docente em EaD: representações construídas em uma entrevista de instrução ao sósia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2012.
FERREIRA, M. C. A. Saberes pedagógicos/comunicacionais, pesquisa/formação: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online. 2012. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância no ensino superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A.; MILL, D. Educação a Distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
FERREIRA, T. S. F. Representações sobre o agir: caminhos para a compreensão do papel da tutoria na EAD. 2011. 179 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
FIDALGO, F. S. R.; MOREIRA, P. R.; AMORIM, K. O. Capacitação dos servidores do sistema prisional em cursos a distância. In: MILL, D.; REALI, A. Educação a Distância qualidade e convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016, p. 215-228.
LAPA, A. B.; TEIXEIRA, G. G. S. Tutor é docente da EaD? In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p.199-214.
LIMA, D. M. A.; LIMA, F. C. B. A. A Polidocência em Educação a Distância sob o enfoque das inteligências múltiplas. In:
MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 133-150.
______; OTSUKA, J. L.; MILL, D.; LIMA, D. M. A. Formação docente para a modalidade a distância na UAB-UFSCar: um olhar sobre o professor-coordenador de disciplina na polidocência. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 151-173.
MAGUETA, L. G. Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância. In: MILL, D.; REALI, A. Educação a Distância qualidade e convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016, p. 229-239.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
______. Educação a distância e trabalho docente virtual. 2006. 322f. Tese (Doutorado em Educação) – FAE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.
______. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. de C.; OLIVEIRA, M. R. G. de (Orgs.). Polidocência na Educação a Distância:
múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 25-42.
______.; ABREU-E-LIMA, D.; LIMA, V.S.; TANCREDI, R.M.S.P. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia, v.2, n.4, p.112-127, 2008.
______.; PIMENTEL, N. Educação a Distância, desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
______.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014a.
______.; SILVA, A.P.; BIANCHI, P. C. F.; ALMEIDA, L. F. Estudo sobre a constituição da polidocência na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014b, p. 113-132.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework do teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, 2006.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2004/02/a3.htm>. Acesso em: 09 ago. 2018.
______, M. G. N. Formadores de professores e educação a distância: algumas aprendizagens. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 149-172.
NEVES, I. S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: EdUEMG, 2016.
OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C. A gestão da sala de aula virtual e os novos saberes para a docência na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014a, p. 61-76.
______.; MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2ª ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014b, p. 77-86.
PESCE, L. Docência na educação contemporânea: um olhar sobre a metodologia de mediação on-line. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 185-198.
ROSSIT, F. H. A. Educação Musical a Distância: Base de Conhecimento Docente para o ensino de Teclado. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
______.; MILL, D.; CORREA, A. TPACK (technological pedagogical content knowledge). In: MILL, D. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review. Cambridge, v. 57, n. 1, p.1-21, fev. 1987.
SILVA, D. G.; ALONSO, K. M.; MACIEL, C. Um olhar interno para os recursos do Moodle: algumas considerações sobre participação e interação In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. Educação a distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 215-228.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).