FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA ONLINE

Authors

  • Vitor Malaggi Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.376

Keywords:

Formação de pedagogos(as), Docência online, Tecnologias interativas, Paulo Freire, Marco Silva

Abstract

O presente trabalho socializa uma experiência de docência on-line realizada na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. A partir das reflexões de Paulo Freire e Marco Silva, intencionamos o ensino-aprendizagem pautado no diálogo problematizador e na participação dos educandos via tecnologias interativas. O relato de experiência conta com a análise de dados coletados junto aos educandos, nos remetendo ao (re)pensar da docência on-line segundo os eixos da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica. Contudo, tais processos não ocorrem sem percalços, derivados das especificidades da Educação a Distância e os desafios da formação de pedagogos(as) nessa modalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Vitor Malaggi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Pedagogia a Distância (DPAD) - Centro de Educação a Distância (CEAD)

References

ANASTASIOU, L. das G. C. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2007.

BENINCÁ, E.; MÜHL, E. H. (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC/INEP, 2017.

CHAUÍ, M. A ciência. In: CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Editor Ática, 2013. p. 216-240.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2008.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

______. Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, n. 9, São Paulo, out. 1969, p. 123-132.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/ article/download/2074/1726>. Acesso em: 15 out. 2013.

LIBÂNEO, J. C. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 15-31.

MORAES, M. C. M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414102>. Acesso em: 21 de ago. 2017.

SEVERINO, A. J. S. Teoria e prática científica. In: SEVERINO, A. J. S. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. p. 99-126,

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica ... 5. ed. rev. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

UDESC. Centro de Educação a Distância. Alteração curricular: Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (Edital nº. 075/2014 CAPES/UAB). Florianópolis: UDESC/CEAD/NDE, 2016.

ZUIN, A.; PESCE, L. Razão instrumental, emancipação e formação online de educadores. In: SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A. (Org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 109-135.

Published

2018-11-05

How to Cite

Malaggi, V. (2018). FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA ONLINE. EmRede - Distance Education Journal, 5(3), 626–640. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.376