FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.376Keywords:
Formação de pedagogos(as), Docência online, Tecnologias interativas, Paulo Freire, Marco SilvaAbstract
O presente trabalho socializa uma experiência de docência on-line realizada na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. A partir das reflexões de Paulo Freire e Marco Silva, intencionamos o ensino-aprendizagem pautado no diálogo problematizador e na participação dos educandos via tecnologias interativas. O relato de experiência conta com a análise de dados coletados junto aos educandos, nos remetendo ao (re)pensar da docência on-line segundo os eixos da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica. Contudo, tais processos não ocorrem sem percalços, derivados das especificidades da Educação a Distância e os desafios da formação de pedagogos(as) nessa modalidade.
Downloads
Metrics
References
ANASTASIOU, L. das G. C. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2007.
BENINCÁ, E.; MÜHL, E. H. (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC/INEP, 2017.
CHAUÍ, M. A ciência. In: CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Editor Ática, 2013. p. 216-240.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
______. Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, n. 9, São Paulo, out. 1969, p. 123-132.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/ article/download/2074/1726>. Acesso em: 15 out. 2013.
LIBÂNEO, J. C. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 15-31.
MORAES, M. C. M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414102>. Acesso em: 21 de ago. 2017.
SEVERINO, A. J. S. Teoria e prática científica. In: SEVERINO, A. J. S. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. p. 99-126,
SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica ... 5. ed. rev. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
UDESC. Centro de Educação a Distância. Alteração curricular: Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (Edital nº. 075/2014 CAPES/UAB). Florianópolis: UDESC/CEAD/NDE, 2016.
ZUIN, A.; PESCE, L. Razão instrumental, emancipação e formação online de educadores. In: SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A. (Org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 109-135.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).