O TRABALHO DO TUTOR NA EAD: FUNÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.372Keywords:
Tutoria, Ensino a Distância, Trabalho do TutorAbstract
O campo de estudo da EaD ainda carece de estudos que apontem para reflexões sobre as práticas que se realizam nos cursos nessa modalidade, bem como estudos que subsidiem caminhos para a organização e reorganização dos mesmos, fortalecendo a relação saber e fazer. Tendo como foco a tutoria, este estudo teve como objetivo refletir sobre a tutoria, destacando a função, as atribuições e as relações que se estabelecem nos cursos, com os docentes e alunos na EaD. Apresentamos, aqui, os dados coletados por meio do de uma pesquisa bibliográfica, sendo que a análise se processou com relação às atribuições da tutoria a distância e presencial. Os resultados demonstraram o reconhecimento da importância da figura do tutor nessa modalidade.
Downloads
Metrics
References
ARETIO, L. Ga. La Educación a Distancia: de la teoria a la práctica. Barcelona: Ariel Educación, 2001.
BEHAR, P. A. et al.. Educação a distância e competências: uma articulação necessária. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRASIL. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília: MEC, 2007.
______. Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, 14 mar. 2016. Seção 1, p. 23-24.
KEARSLEY, G. Educação on-line: aprendendo e ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Domínio Tecnológico: saberes e fazeres na educação a distância. In: BEHAR, P.a A. (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: 2012.
PEREIRA, J. L. Cotidiano da Tutoria. In: CORRÊA, Juliane (Org.). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SCHNEIDER, D.; SILVA, K. K. A. de; BEHAR, P. A. Competências dos atores da educação a distância. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competência em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCHNEIDER, D. MP – ComEAD: modelo pedagógico baseado em competências para professores e para tutores em educação a distância. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).