A SUBJETIVIDADE NA AVALIAÇÃO EM CURSOS ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.37Keywords:
Avaliação, SubjetividadeAbstract
Este artigo tem como tema a avaliação praticada em ambiente de Educação a Distância. Enquanto importante etapa do processo de aprendizagem tem-se observado que a ação avaliativa encontra-se saturada da visão subjetivista do sujeito avaliador. A avaliação ocupa papel especial no processo de construção do conhecimento, uma vez que é a partir de seus resultados que o processo de aprendizagem é retomado. Por sua vez, o aluno, sujeito receptor dos feedbacks avaliativos, fica à mercê dos critérios subjetivistas de seus formadores. É bastante comum reproduzirem o mesmo comportamento do avaliador, quando necessária a inversão dos papeis dos sujeitos. Objetiva-se discutir a questão da subjetividade em avaliação, argumentando-se em favor de avaliar com maior amplitude a produção e a participação dos estudantes, em especial na autoavaliação do aluno, no final da disciplina. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas as informações disponibilizadas no instrumento de avaliação das disciplinas do curso de “Design Instrucional” ofertado por uma Instituição de Ensino Superior pública no ano de 2013. Da análise da subjetividade implícita na avaliação, pode-se perceber que o aluno oferece informações importantes ao final de cada disciplina.
Downloads
Metrics
References
ARANHA, M.L.A.; MARTINS. M.H. Filosofando: introdução à Filosofia. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2009.
BARBOSA, A.S.; VIDIGAL, C.C.; CUNHA, N.R. Algumas reflexões sobre o processo de avaliação do curso de administração realizado na UFV. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1991. Disponível em: <http://www.angrad.org.br/_resources/files/_modules/producao/producao_420_201212051834228e9c.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2014.
BEST, J.W. Como investigar en educación. 2.ed. Madri: Morata, 1972.
BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 20.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CLARK, C.M.; PETERSON, P.L. Procesos de pensamiento de los docentes. In: Wittrock, M.C. La investigación de la enseñanza. Profesores y alumnos. Barcelona: Paidós Educador, p. 444-543,1990.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAMA, Z. Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista. Estudos de Avaliação Educacional, v. 20, n. 43, p. 60-72, ago., 2009.
GOTARDO, R.A. et al. Teorias de aprendizagem na EaD: fundamentação no uso de recursos do desing instrucional e desing interacional. Simpósio Internacional de Educação a Distância / Encontro de Pesquisadores de Educação a Distância, Anais... set. p. 1-13, 2012.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré escola à universidade. 8.ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.
JESUS, D.P.; SANÁBIO, M.T.; MENDONÇA, R.S. Pensando a avaliação institucional no ensino superior: desafios e perspectivas para adequação a um curso a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, X, Anais... Belém, 2013. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT5/112789.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2014.
LAKATOS, E.M.; M.A. MARCONI. Técnicas de pesquisa. 4. São Paulo: Atlas, 1999.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
MARTINS, R. X. et al. Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, X, Anais... Belém, 2013.
MOREIRA, P.R. et al. Evasão escolar nos cursos de graduação a distância. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, X. Anais... Belém, 2013. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT5/114373.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
PARDINAS, F. Metodología y técnicas de investigación em ciencias sociales: introducción elemental. 2. México: Siglo Veinuiuno, 1997.
PERRENOUD, P. A avaliação dos estabelecimentos escolares: um novo avatar da ilusão cientificista? Ideias, 1995, n.30, p.193-204.
SILVA, A.C.; SILVA, C.M.T. Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Mediação, 2009.
ZANATA, F.L.; JABUBASKO, A. O elo entre o desenvolvimento tecnológico e a subjetividade humana. In: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVAG, 2009.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).