ENSINO HÍBRIDO (BLENDED LEARNING) POTENCIAL E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.369Keywords:
Ensino híbrido. Potencialidades de aprendizagem. Desafios pedagógicos.Abstract
Esse artigo visa discutir os potenciais e desafios que impactam no uso do ensino híbrido no ensino superior. Para isso, buscou-se artigos científicos publicados entre 2012 e 2017 que fossem completos e que tivessem procedimentos de coleta de dados de pesquisa. Os resultados apontam que o ensino híbrido proporciona aos alunos aprendizagens mais dinâmicas. Como desafios, encontram-se a exigência de uma postura proativa do corpo discente, a necessidade de uma formação docente que o qualifique para o uso dos elementos pedagógicos e tecnológicos básicos da modalidade a distância, a necessidade de mudança na atuação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem e a escassez de documentos regulamentadores que tragam informações sobre a efetiva implantação do ensino híbrido nas IES.
Downloads
Metrics
References
ABED. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015 = Censo EAD.BR. Curitiba: InterSaberes, 2016. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/ Censo_EAD_2015_POR.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2017.
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/ wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2017.
BOLLELA, V. R; CESARETTI, M. L. R. Sala de aula invertida na educação para as profissões de saúde: conceitos essenciais para a prática. Rev. Eletr. Farm., v. 14, n. 1, p. 39-48, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059 de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.esab.edu.br/arquivos/pdf/por_2004_4059_MEC_pdf.>. Acesso em: 24 maio 2017.
CASTRO, E. A. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e docência, v. 6, n. 2, p. 47-58, 2015.
FILIPE, A. J. M.; ORVALHO, J. G. Blended-Learning e Aprendizagem colaborativa no ensino superior. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Anais...2008. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2004/ comunicacao/com216-225.pdf. Acesso em: 07 maio 2017.
FULTON, K. Upside down and inside out: Flip Your Classroom to Improve Student Learning. Learning & Leading with Technology, v. 39, n. 8, p. 12-17, 2012. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ982840.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2017.
GOUDOURISI, E; STRUCHINERI, M. Aprendizagem Híbrida na Educação Médica: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica. v. 39, n. 4, p. 620 – 629, 2015.
LIMA, R. V. G. de; HOLANDA, M. J. de. Uma breve discussão sobre a metodologia da aula invertida: possibilidades e desafios. Revista Filosofia Capital, Brasília, DF. v. 11, ed. Esp., p. 99-111, 2016.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.
SALVADOR-COLL, C. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SANTOS, A. C. Z. F. Avaliação e desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem no ensino da disciplina de Diagnóstico Oral por meio do blended learning. Revista da ABENO. v. 17, n. 2, p. 76-87, 2017.
SCORSOLINI-COMIN, F. Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 18, n. 3, p. 447-455, set./dez. 2014.
SILVA, A. J. de C.; MARTINS, R. X. Estudo sobre a adoção de blended learning na educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 6-23, maio/ago. 2016.
SILVA, M. R. C. da; MACIEL, C.; ALONSO, K. M. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. RBPAE, v. 33, n. 1, p. 095 - 117, jan./abr. 2017.
SILVA, P. C. D.; SHITSUKA, R.; PASCHOAL, P. A. G. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. 2015. Disponível em: http://seer.abed.net.br/edicoes/2015/01_AFETIVIDADE_NAS_INTERACOES.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2017.
SUHR, I., R., F., Desafios no uso da sala de aula invertida no ensino superior R. Transmutare, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 4-21, jan./jun. 2016.
TORI, R. Tecnologia e metodologia para uma educação sem distância. EMREDE. Revista Educação a Distância. v. 2. n. 2. p. 44-55, 2015.
VALENTE, J. A. Comunicação e a Educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014a.
______. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba. Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97, 2014b.
ZANOTTO, M. A. do C. Hibridização do ensino em uma IES: delineamento de ações pedagógicas para adoção de 20% a distância em cursos de graduação presenciais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.1. Anais... 2014. Disponível em: <http://www.siedenped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/ 742/0>. Acesso em: 01 jul. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).