AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE E A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.366Keywords:
Conhecimento, Tecnologias Educacionais, Colaboração, DemocratizaçãoAbstract
As tecnologias fazem parte da vida da sociedade e, dessa forma, passam a influenciar na educação. Assim, por meio de revisão bibliográfica, intentou-se responder ao questionamento: Como as tecnologias educacionais em rede podem colaborar para a produção social do conhecimento dentro de instituições escolares por meio de plataformas colaborativas? Através de uma efetiva democratização e de acesso às tecnologias educacionais que programem ações nas escolas para a chamada alfabetização tecnológica, há a possibilidade de contribuir para a produção social do conhecimento por meio de plataformas colaborativas. Nesse ínterim, o professor deve conduzir seu trabalho de forma dialógico-problematizadora, fazendo o estudante repensar o ser e o estar no mundo.
Downloads
Metrics
References
ABEGG, I. Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. 184f. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17550/ 000716871.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
ALMEIDA, M. A. A produção social do conhecimento na sociedade da informação. Revista Informação & Sociedade. v. 19, n. 1, p. 11-18, jan/abr, João Pessoa, UFPB: 2009. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/ pdf_5f93731b7f_0011388.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
CANCLINI, N. G. Cultura sem fronteiras. Entrevista concedida a Reynaldo Damazio. (s/d). Disponível em: <http://www.edusp.com.br/ cadleitura/cadleitura_0802_8.asp>. Acesso em: 30 set. 2018.
______. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Denis de (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003a. p. 255-288.
______, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Tradução de Maria Luiza X. A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003b.
COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento. In: Colóquio da Secção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, 14. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2007. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/ bitstream/1822/6501/1/Afirse%202007%20Final.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
DIAS, P. Desenvolvimento de Objectos de Aprendizagem para Plataformas Colaborativas. In: Actas do VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Monterrey: 2004. p. 3-12. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/ 2004/plenaria/plen3-12.pdf>. Acesso em: 26 set. 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JONAS, H. O Princípio da Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
MANO, C. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem. 29 ago. 2013. Disponível em: <https://issuu.com/carinamano/docs/m7.plataformas_colaborativas_e_de_a>. Acesso em: 30 set. 2018.
MARQUES, M. T. P. M. Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. 2009. 219p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/847/1/20099_ulsd_dep.17852_tm.pdf.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
MELUCCI, A. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.
NASCIMENTO, J. K. F. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/ infor_aplic_educ.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração. FEA-USP. São Paulo, v. 1. n. 3. 2º sem, 1996. Disponível em: <http://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
PRETTO, N. L. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, CIEd - Universidade do Minho, v. 24, n. 1, 2011, p. 95-118.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: Como a Colaboração em Massa pode mudar o seu Negócio. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1993.
______ (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).