A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PEDAGOGIA EAD

Authors

  • Adeilson Batista Lins Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.364

Keywords:

Indicadores, Instrumentos de avaliação, Educação a Distância

Abstract

A avaliação, na EaD, é processo complexo, passível de percursos dinâmicos e estáticos, conforme a cultura de cada sociedade e suas exigências legislativas. Este trabalho teve como objetivo aplicar um conjunto de doze indicadores de avaliação da aprendizagem na EaD. Descreve o perfil dos docentes e coordenadores da EaD, por meio de questionários, com posterior análise quantitativa e qualitativa dos indicadores de entrada, percurso e saída. O grau de similaridade entre os indicadores aplicados, para os dois grupos de estudo, foi satisfatório para atribuição de conceito de qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

BASSANI, P.S.; BEHAR, P.A. Análise das interações em ambientes virtuais de aprendizagem: uma possibilidade para avaliação da aprendizagem em EAD. Novas Tecnologias da Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2006.

BAUER, M.W.; GASKELL, G. (editores). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução Pedrinho A. de Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 516 p.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

BERTOLIN, J.C.G.; MARCHI, A.C.B. Instrumentos para avaliar disciplinas da modalidade semipresencial: uma proposta baseada em sistemas de indicadores. Avaliação, v. 15, p. 131-146, 2010.

BIAGIOTTI, L.C.M. Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABED, 2005, p. 1-9.

BRAGANÇA, R.C.M. A avaliação em Educação a Distância. Lante. Niterói: UFF, 2014.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

_______. Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004a. Institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES e dá outras providências.

_______. Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004b.

_______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC, 2007.

BRITO, E.P.P.E. Políticas públicas de formação e a UAB: que arquitetura é essa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém. Anais... Belém: UNIREDE, 2013, p. 1-12.

BROWN, G.T.L. Secondary school students’ conceptions of assessment: a survey of four schools. Conceptions of Assessment and Feedback Project Report #5. Auckland, NZ: University of Auckland, 2006.

DASSOLER, O.B.; LIMA, D.M.S. A formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012, p. 1-12.

DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 2002.

_______. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.

ESTRADA, L. R. G. Hacia un modelo de evaluación de la calidad de instituciones de educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 21, p. 93-103, 1999.

FREEMAN, R. Planejamento de Sistemas de Educação a Distância: um manual para decisores. The Commonwealth of Learning. Vancouver, Canadá, 2003. Disponível em: <http://www.abed.org.br/col/planejamentosistemas.pdf>. Acesso em: 29 set. 2018.

GARBIN, T.R.; DAINESE, C.A. Complexidade da gestão em EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 16., 2010, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABED, 2010, p. 1-10.

GOODE, W. J.; HATT, P.K. Métodos em Pesquisa Social. 3. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969.

KRAEMER, M.E.P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, 5., 2005, Mar del Plata, Argentina. Anais... Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2005, p. 1-17.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

MACHADO, L.D. MACHADO, E.C. O papel da tutoria em ambientes de EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais... Salvador: ABED, 2004, p. 1-11.

MACHADO, S.F.; MENTA, E. A utilização das rubricas em cursos de Educação a Distância: uma proposta de avaliação autêntica. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO, 4., 2007, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2007, p. 1-10.

MAIA, M.Z.B. Expansão da educação superior a distância no Brasil: o caso da Universidade do Tocantins – UNITINS. 2011. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2011.

MILES, M.B; HUBERMAN, A.M. Qualitative data analysis. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc., 1994.

NUNES, R.C. A avaliação em Educação a Distância é inovadora? Uma reflexão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, SP, v. 23, p. 274-299, 2012.

OLIVEIRA, G.M.S. A avaliação no sistema de Educação a Distância. 2006. Disponível em: <http://www.nead.ufmt.br/index.php/producao_bibliografica/categoria/2>. Acesso em: 27 set. 2018.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

RIBEIRO, R.M.C.; CARVALHO, C.M.C.N. O desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem em Educação a Distância (EAD). Revista Aprendizagem em EAD, Taguatinga, DF, v. 1, p. 1-10, 2012.

SERRA, A.R.C.; OLIVEIRA, F.B.; MOURÃO, L. Gestão da Educação a Distância: Um modelo de avaliação à luz dos referenciais de qualidade do MEC. Interletras, Grande Dourados, MS, v. 3, p. 1-18, 2013.

SILVEIRA, L.H.S.D.; MATURANO, E.C.P.L.; SOUZA, H.A.; VIANA, D.G.; BUENO, S.V. Desafios na gestão da EAD: proposta de estruturação de polos modelos como unidades gestoras. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, Brasília, DF, v. 3, n. 1, p. 1455-1467, 2012.

STAKE, R.E. A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian, 2007.

VENTURA, M.M. O estudo de caso como modalidade pesquisa. Revista SOCERJ, Rio de Janeiro, RJ, v. 20, p. 1383-386, 2007.

YIN, R.K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Published

2018-11-05

How to Cite

Lins, A. B. (2018). A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E COORDENADORES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PEDAGOGIA EAD. EmRede - Distance Education Journal, 5(3), 406–418. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.364