EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM FOCO NO ALUNO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA A AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM: O CASO DO DESIGN INSTRUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.361Keywords:
Design Instrucional. Aluno. Autonomia. CriatividadeAbstract
O estudo tem por objetivo tratar sobre o desenvolvimento de curso de Educação a Distância (EAD) com foco no aluno. Descrever as contribuições dos docentes, principalmente do design instrucional, para o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos o conceito de (poli)docência. Neste conceito, a categoria docente ultrapassa o fazer pedagógico para além da professoral e se dá em um ambiente hierarquizado, onde há um único objetivo: a autonomia do aluno e seu aprendizado. O estudo torna-se relevante como fonte de pesquisas futuras e para o aprimoramento e elaboração de novas práticas metodológicas com foco mais direcionado ao aluno, principalmente a partir da criatividade dos docentes na utilização das ferramentas didático-pedagógicas oferecidas.
Downloads
Metrics
References
COSTA, R; MARINS, V. Design didático em ambientes virtuais. 2010. Disponível em: <http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/39296/mod_resource/content/4/DesignDid%C3%A1tico.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.
DELL’ORCO, S; MALDONADO, M. Criatividade, pesquisa e inovação: o caminho surpreendente da descoberta. 2010. Disponível em: <http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/39297/mod_resource/content/5/Criatividade%20Pesquisa%20e%2 0Inova%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 14 abr 2016.
FARBIARZ, A e FARBIARZ, J. Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Tríades: transversalidades, design, linguagens. 2010. Disponível em <http://www.revistatriades.com.br/blog/?page_id=389>. Acesso em 01 set 2016.
FILATO, A. & PICONEZ, S. C. B. Design instrucional contextualizado. 2004. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf>. Acesso em 12 abr 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/abdulcassimoarune/antonio-carlos-gil-2002>. Acesso em: 10 out. 2016.
GROPIUS, W. Minha concepção da Ideia de Bauhaus. In: Bauhaus: novarquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1972.
KUENZER, A. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: INEP. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.
MILL, D; RIBEIRO, L. R; OLIVEIRA, M. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. MILL, Daniel; RIBEIRO, Luiz Roberto; OLIVEIRA, Márcia (Orgs.). São Carlos: EdUFSCar, 2010. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=en&lr=&id=EMR9BAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA9&dq=info:IDedtKx2Gh8J:scholar.google.com&ots=GODDp6qFPX&sig=PNxOWwbNtISmwPqIs9_sQ_Q0BKk&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 05 mai 2016.
RIBEIRO, R. M. da C.; CARVALHO, C. M. C. N. de. O Desenvolvimento da Autonomia no Processo de Aprendizagem em EAD. Revista Aprendizagem em EAD. Taguatinga:v1, 2012. outubro /2012.
ROBINSON, K. Escolas matam a criatividade? (conferência, TED 2006). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aQym7WkF5ks. Acesso em: 27 abr 2016.
SANTOS, A. Autonomia do aluno de EAD (vídeo). Publicado em 31/08/2013. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8BgKmFhmHic>. Acesso em: 09 set 2016.
SARAIVA, T. Educação a Distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting an article to EmRede Journal and having it approved, the authors agree to transfer, without remuneration, the following rights to EmRede: the rights of first publication and the permission for EmRede to redistribute this article and its metadata to indexing and reference that its editors deem appropriate. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use by the authors, with attributions that allow distribution, remix, adaptation and creation based on your work, even for commercial purposes, as long as due credit is given for the original creation to EmRede Journal.
Creative Commons License - Attribution 4.0 International (CC-BY).